Ninfoplastia

A ninfoplastia, também conhecida como labioplastia ou redução de pequenos lábios, é um procedimento cirúrgico cosmético que remodela e redimensiona  os pequenos lábios (os lábios ‘mais internos’ da genitália feminina). A ninfoplastia é a cirurgia plástica íntima mais comum e que mais vem ganhando popularidade nos últimos anos. De acordo com a SBCP, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o número de procedimentos de ninfoplastia realizados têm aumentado numa proporção média de 50% ao ano!

Você também pode ouvir as pessoas se referirem à ninfoplastia com o nome de rejuvenescimento de pequenos lábios, pela característica do tratamento de eliminar a flacidez e dar um aspecto realmente mais jovem à genitália.

Tipicamente a ninfoplastia é um procedimento cirúrgico que ajuda a melhorar a aparência estética da genitália externa, reduzindo o tamanho e a proeminência dos pequenos lábios. A cirurgia íntima é realizada basicamente por mulheres que sentem incômodo por terem pequenos lábios afrouxados, volumosos, ressaltados e flácidos, com consequências estéticas e higiênicas no dia a dia ou na prática sexual.

A condição pode ocorrer naturalmente, ou ocorrer após a gravidez e o passar da idade. A labioplastia garantirá uma aparência mais simétrica e suave para a genitália feminina.

ninfoplastia

Candidatos

Existe uma variação enorme no formato dos pequenos lábios. Por isso o termo “pequenos lábios normais” é um tanto quanto errôneo. De fato ainda que você tenha pequenos lábios alargados, protuberantes e grossos, isso ainda pode ser considerado “normal”.

Existem variações também na cor. Por esta razão, é importante que você não compare sua genitália com a de outras mulheres. Contanto que seus pequenos lábios não estejam causando dor ou algum tipo de problema de saúde, você está saudável!

Ainda que seja ‘normal’ o desejo pela ninfoplastia  geralmente surge quando os pequenos lábios são protuberantes, de modo que não ficam mais ao nível dos grandes lábios, ficando muito expostos. Normalmente pequenos lábios que incomodam são ressaltados em roupas íntimas, de banho, calças de ginástica e até em jeans apertados. Outra queixa é relacionada ao odor excessivo e a desconforto na prática sexual.

Como os pequenos lábios são sensíveis, seu alargamento pode causar esses desconfortos.

Em resumo, a ninfoplastia é a cirurgia plástica íntima projetada para mulheres que tenham seus pequenos lábios excessivamente protuberantes, assimétricos e flácidos. Deformações também são um motivo para a cirurgia.

Quem é a candidata ideal?

As candidatas ideais são mulheres que:

  • têm preocupações estéticas em relação aos seus pequenos lábios.
  • são física e psicologicamente saudáveis.
  • compreendem os riscos relacionados ao procedimento.
  • têm expectativas realistas.
  • querem passar pelo procedimento por razões próprias e não por influência de outras pessoas ou por modismo.

O motivo mais comum pelo qual os pacientes da Clínica Sotelo solicitam a labioplastia é diminuir o tamanho de seus pequenos lábios para melhorar o conforto e a higiene íntima. A aparência costuma ser uma razão secundária.

antes e depois ninfoplastia

Antes da Ninfoplastia

Exames e Avaliação para Ninfoplastia

Na primeira consulta de avaliação a Dra. Rita Sotelo conversará com você para entender seus anseios, apresentará suas credenciais e grande experiência na cirurgia e fará um exame físico para obervar a queixa. O exame físico da sua área genital será necessário durante essa consulta para permitir uma avaliação do tipo de procedimento que você pode precisar. É muito comum que as pacientes acreditem precisar de um procedimento e o cirurgião plástico determinar após o exame que a necessidade seja outra.

Um exame físico é a melhor maneira de avaliar o problema e planejar o curso de ação mais eficiente. Em se confirmando a necessidade da ninfoplastia a Dra. Rita poderá conversar melhor sobre o procedimento, explicar as escolhas mais convenientes relacionadas às incisões e os possíveis resultados.

Como me preparo antes da cirurgia de rejuvenescimento dos pequenos lábios?

Com a aprovação do procedimento, a Dra. Rita te dará instruções completas sobre como se preparar para sua cirurgia. Essas instruções incluem quais medicamentos ou suplementos você deve evitar nas semanas anteriores à cirurgia. Suspender esses medicamentos e suplementos indicados diminui os riscos de sangramento e hematomas. Você deve ser criterioso em dizer todas as coisas que está tomando para que ela possa aconselhá-la e ter a maior segurança durante a cirurgia e o melhor cenário para depois do procedimento, na recuperação e cicatrização.

Todas as mulheres submetidas a cirurgia de labioplastia necessitarão de testes básicos de sangue e urina, bem como um teste de gravidez.

Restrições sobre o consumo de álcool e tabaco também serão descritas. Certifique-se de segui-los para preparar adequadamente o metabolismo para o procedimento. Isso tornará a experiência mais segura e você também poderá ver os resultados mais cedo!

Uma recomendação comum na ninfoplastia é evitar o sexo e exercícios vigorosos na noite anterior à sua cirurgia.

A labioplastia é um procedimento ambulatorial, o que significa que você provavelmente poderá ir para casa sem ter que passar a noite nas instalações hospitalares.

Existem algumas considerações que você precisa ter em mente antes de fazer a cirurgia, como:

  1. Pare de fumar 1 mês antes da sua cirurgia
  2. Não beba alcoólicos pelo menos uma semana antes da cirurgia
  3. Nos dias anteriores a cirurgia já deixe preparado todos os itens essenciais que você possa precisar após a cirurgia, como absorventes, roupas confortáveis, analgésicos e os antibióticos prescritos.
  4. Combine com alguém para levá-lo para a cirurgia e para retornar logo depois. Você pode não estar apta a dirigir após o procedimento, especialmente se de forma incomum a anestesia geral foi a escolha de nosso time de anestesiologistas para o seu caso específico.
  5. Prepare tudo para se ausentar do trabalho por pelo menos 3 dias.
  6. Deixe preparado seus absorventes ​tenha roupas íntimas confortáveis, bem larguinhas e essencialmente de algodão.
  7. Preste atenção e siga as instruções da Dra. Rita Sotelo sobre o que fazer durante a recuperação. Esse é o momento mais sensível e boa parte dos resultados dependem muito do seu carinho, com você mesma, no pós operatório.

Ninfoplastia: A Cirurgia

A cirurgia de labioplastia é relativamente simples e se dá com uma incisão simples que objetiva a redução dos pequenos lábios vaginais. O tecido indesejado é removido com um bisturi ou possivelmente à laser, e a incisão é fechada com pontos reabsorvíveis.

Técnicas da Ninfoplastia

Incisão longitudinal x Em Cunha

Duas técnicas são comumente usadas na labioplastia.

A incisão “longitudinal curvilínea” é feita de forma contínua ao longo dos pequenos lábios.

cicatriz ninfoplastia

Já a incisão “em cunha” produz uma cicatriz transversal ao invés de uma cicatriz ao longo dos pequenos lábios, ajustando toda extensão dos pequenos lábios. Essa incisão em cunha é mais complexa e menos corriqueira já que a técnica mal aplicada pode gerar uma cicatrização enrugada.

A Dra. Rita Sotelo costuma usar a incisão longitudinal, mas isso só pode ser decidido paciente à paciente. Ambas as técnicas exigem uma cirurgia de cerca de uma a duas horas.

Normalmente a paciente pode ir para casa no mesmo dia.

incisão na ninfoplastia

Cicatriz da Redução de Pequenos Lábios

Os tecidos da área íntima são muito parecidos com o tecido de dentro da boca, curam-se facilmente e com mínimas cicatrizes. A Dra. Rita Sotelo é muito cuidadosa com as suas suturas e tem uma técnica de sutura muito eficiente que minimiza a possibilidade de cicatrizes em pelo menos 25%. Com essa técnica e muito cuidado no pós operatório você não precisa se preocupar com as cicatrizes.

Anestesia

Na maioria das vezes apenas a anestesia local é administrada. Em casos muito raros, a anestesia geral é administrada, principalmente onde a redução dos grandes lábios for realizada conjuntamente. Associações de outros procedimentos podem aumentar a possibilidade da indicação de anestesia geral.

Duração da Ciruriga

Dependendo da correção dos pequenos lábios que você precise, a cirurgia geralmente leva cerca de uma a duas horas. Embora pareça muito tempo para pequenas cirurgias plásticas, é preciso realizar o procedimento da melhor maneira possível, para minimizar a dor da paciente durante a recuperação e obter o melhor resultado possível.

Pós-operatório da ninfoplastia

O que você deve saber sobre o pós-operatório do procedimento de labioplastia.

Recuperação

Os pacientes podem ir para casa no mesmo dia da cirurgia. Depois de receber alta do centro cirúrgico da Clínica Sotelo a Dra. Rita lhe dará instruções específicas sobre o que fazer. Em geral, você precisará de 2 ou 3 dias de descanso imediatamente após a cirurgia e pelo menos 4 a 8 semanas de descanso de atividades extenuantes, como sexo e exercícios físicos mais pesados.

A Dra. Rita Sotelo lhe aconselhará sobre quando voltar às atividades normais, e quando poderá retomar as relações sexuais. É comum que as pacientes não queiram dizer o motivo de sua cirurgia no trabalho, por isso usamos uma desculpa médica para evitar dar detalhes sobre a cirurgia.

Durante todo o processo de cura, a Dra. Rita irá monitorar seu progresso com consultas agendadas.

Pós operatório

Imediatamente após a cirurgia, você irá para casa descansar por pelo menos três dias ou até mais, se necessário. Receberá prescrição de analgésicos e antibióticos durante a recuperação para evitar infecções e dores.

Há certas considerações que você deve ter em conta após a sua ninfoplastia, como manter a higiene íntima durante o processo de cicatrização. Você deve limpar suavemente a área com lenços umedecidos, especialmente depois de usar o banheiro. Também pode ser solicitada a utilizar absorvente nas semanas seguintes ao procedimento para absorver qualquer sangramento leve que possa ocorrer após a cirurgia.

Nos primeiros dias após a cirurgia, você provavelmente ficará com os pequenos lábios bastante inchados. Inicialmente você pode ficar preocupada com sua aparência. No entanto, ela melhorará à medida que o tempo passar. Após as primeiras duas a três semanas, você já notará uma diminuição significativa no inchaço e nos hematomas.

Banho

Você terá que esperar cerca de 24 horas após a cirurgia para tomar o seu primeiro banho.

Volta ao Trabalho

Considera-se a cirurgia íntima de redução de pequenos lábios um procedimento de “fim de semana”, porque você só precisa tirar dois ou três dias de folga: quinta e sexta-feira. Pedindo licença por 2 dias provavelmente poderá voltar ao trabalho na segunda-feira seguinte.

Relações Sexuais

São permitidas apenas cerca de um mês após a cirurgia. Se você tiver relações sexuais antes desse prazo poderá prejudicar sua recuperação e a cicatrização. As suturas podem se abrir e será preciso nova ‘cirurgia’.

Volta aos Exercícios

Você pode começar a se exercitar após cerca de quatro a oito semanas (dependendo da sua recuperação). Antes disso, você pode fazer exercícios suaves como caminhadas. Aliás, isso é recomendado caminhar, pois isso ajuda a circulação e evita a formação de coágulos sanguíneos.

Antes de cada atividade, ainda que suave, fique de olho, pois é importante que se evitem atividades que possam irritar os pequenos lábios durante o primeiro mês.

Resultados

Se a sua recuperação correr normalmente, você poderá ver seus resultados ideais em cerca de quatro a seis meses. No entanto, você já poderá ter uma boa ideia dos resultados com cerca de seis semanas ou um pouquinho mais, já que é quando a maior parte do inchaço e hematomas cedem. Como em qualquer cirurgia, você terá que passar por todo o processo de cicatrização, para avaliar a simetria e a qualidade dos resultados.

Combinação de Cirurgias

Posso fazer ninfoplastia ao mesmo tempo que outra cirurgia, como a abdominoplastia?

A labioplastia pode ser realizada com segurança com outros procedimentos direcionados à área genital feminina, como a lipoaspiração do monte de vênus ou a cirurgia de grandes lábios.

Outra cirurgia comum em associação à ninfoplatia é a lipoenxertia de sua própria gordura nos pequenos lábios, tornando-o mais recheado e menos enrugado.

Você também pode optar por fazer outros procedimentos cosméticos que tratam outras áreas do corpo, como o aumento das mamas com silicone. Durante a consulta inicial a Dra. Rita conversará sobre essas possiblidades. Combinar procedimentos, desde que de forma segura, torna o orçamento mais acessível do que realizar procedimentos em tempos cirúrgicos diferentes.

lipoaspiração do monte de vênus

Riscos

A cirurgia plástica íntima de redução de pequenos lábios é um procedimento de risco muito baixo, bastante seguro e eficaz quando realizado com profissional experiente. Na Clínica Sotelo oferecemos um Centro Cirúrgico com todas as melhores condições. Além disso você estará muito bem cuidada nas mãos da Dra. Rita Sotelo.

Como em qualquer outra cirurgia, há um baixo risco de situações, como:

  • Infecção
  • Sangramento
  • Pontos se soltando
  • Cicatrizes

Essas ocorrências são muito raras e dificilmente acontecem. Nossa equipe é habilidosa e terá o máximo cuidado ao realizar sua cirurgia.

Perguntas e Respostas sobre Ninfoplastia

Como eu sei que preciso de uma ninfoplastia?

A ninfoplastia é uma cirurgia eletiva e geralmente não pode ser considerada uma necessidade. No entanto, se seus pequenos lábios causam desconforto, por estarem constantemente irritados durante o ato sexual ou na realização de certas atividades físicas, este procedimento pode ser adequado para você. Mas em geral, a ninfoplastia é uma opção estética para mulheres que sentem desagrado com o volume ressaltado, ou a protuberância de pequenos lábios muito volumosos ou flácidos. Por exemplo, se você sente desconforto ao usar maiô, jeans e roupas justas esse pode ser um bom motivo. O procedimento de redução dos pequenos lábios é feito para dar uma aparência mais elegante à região e diminuir o constrangimento social ou sexual.

O que faz com que os pequenos lábios aumentem ou cedam?

Essa é uma condição comum, normalmente genética e que pode se acentuar com o passar da idade. Você também pode desenvolvê-la mais tarde. Duas causas principais são o envelhecimento e o parto. Outra causa para os pequenos lábios aumentados é a perda de peso radical.

Quanto custa a cirurgia de ninfoplastia?

Os preços de uma ninfoplastia variam de cirurgião para cirurgião. Em cirurgia plástica tudo depende das necessidades dos pacientes e da experiência dos cirurgiões. Outro fator que influencia o preço da ninfoplastia e de qualquer cirurgia plástica é o hospital e a equipe de anestesiologia. Aqui na Clínica Sotelo trabalhamos com uma equipe própria de anestesia, além de contarmos com Centro Cirúrgico próprio de alto padrão, o que torna nosso valor bastante acessível.

Posso ter toda a equipe feminina na sala de cirurgia durante meu rejuvenescimento de pequenos lábios?

Sim, claro! Além de nossa cirurgiã plástica chefe ser mulher, é possível que planejemos o procedimento com todos os membros femininos se isso for mais confortável para você.

Onde minha cirurgia será realizada?

Sua cirurgia pode ser agendada em nosso Centro Cirúrgico na Clínica Sotelo. Atendemos pacientes de todo Rio Grande do Sul, especialmente Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Colinas, Imigrante, Bom Retiro do Sul, Teutônia, Paverama, Poço das Antas, Westfalia , Boa Vista do Sul, Fazenda Vilanova e regiões.

Os planos de saúde cobrem a ninfoplastia?

A maioria dos convênios médicos cobrem apenas doenças labiais e vulvares, mas a maioria dos planos de saúde recusarão a cobertura desse tipo de cirurgia com causas cosméticas.

A cirurgia plástica dos pequenos lábios pode causar insensibilidade nos pequenos lábios?

De jeito nenhum. Quando feita corretamente a perda de sensibilidade permanente é extremamente rara. Nossa equipe toma todas as precauções necessárias para garantir sua segurança e seu conforto antes, durante e após a cirurgia. Embora exista alguma sensibilidade nos lábios, o principal ponto sensível da vagina é o clitóris. A labioplastia não toca nessa área. No entanto, por reduzir a quantidade de tecido que cobre o clitóris a ninfoplastia pode até melhorar o prazer.

Quando os pequenos lábios estarão completamente cicatrizados após uma labioplastia?

Após a cirurgia algumas das suturas profundas podem levar até três meses para se dissolver completamente. Por isso que algumas de nossas pacientes podem relatar coceira nesse período. É um efeito colateral normal do processo de cura. A pele coça porque está se curando e endurecendo ao redor das suturas enquanto os pontos se dissolvem.

Por quanto tempo eu preciso me afastar do trabalho?

Você só precisa tirar dois ou três dias de folga e podemos realizar o procedimento no fim de semana para menos faltas ao trabalho.

Quando poderei tomar banho?

Em cerca de 24 horas após a cirurgia.

Quando poderei ter relações novamente?

Você pode começar ter relações sexuais cerca de um mês após a cirurgia. O mesmo vale para masturbação.

Como serão minhas cicatrizes?

A Dra. Rita toma cuidado extremo não causar a formação de sulcos ou aglomeração dos tecidos nos novos pequenos lábios. Dessa forma, as cicatrizes resultantes devem permanecer lisas como a pele ao redor. Seguindo as instruções de cuidados pós-operatórios suas cicatrizes gradualmente desaparecerão em linhas finas e delicadas. Pode levar cerca de um ano ou mais para resultados completos mas o esperado é que você e seu parceiro mal vejam as cicatrizes!

técnicas ninfoplastia

Posso fazer uma cirurgia de labioplastia se não tiver tido filhos?

Sim, qualquer mulher de qualquer idade pode considerar a labioplastia se achar necessário. Lembre-se: o problema que nifoplastia corrige são os lábios aumentados que causam desconforto físico ou infelicidade devido à sua aparência. Esta cirurgia é feita para melhorar a aparência dos pequenos lábios.

Meu parceiro sexual sentirá alguma alteração depois da minha labioplastia?

Depende do grau de anormalidade dos pequenos lábios. Seu parceiro sexual pode sentir alguma diferença após a cirurgia de ninfoplastia, porque o excesso de tecido que foi removido não irá interferir mais no sexo. Mas isso pode tornar as coisas ainda mais agradáveis ​​para ambos, pode acreditar.

Agende uma consulta

Deixe sua mensagem ou ligue para (51) 3748-3761. Se preferir mande uma mensagem via WhatsApp para (51) 99730-9250.

          

Médicos Responsáveis

Dr. Nelson Sandoval
Cirurgião Geral
CRM-RS: 5.745 e RQE: 12.301

 

Dra. Rita Sotelo
Cirurgiã Plástica
CRM-RS: 28300 e RQE: 20640
www.clinicasotelo.med.br

Clínica Central Lajeado-RS
Rua Marechal Deodoro, 491 – Centro
Fone: (51) 3748.3761 / 99730.9250

 

Consultórios em Teutônia RS
Rua Dom Pedro II, 803 – Canabarro
Fone: (51) 3762.8461

Rua Santos Dumont, 957 – Languiru
Fone: (51) 3762.1113