Lipoabdominoplastia

O passar da idade, a genética, a perda de peso significativa e principalmente a gravidez, podem levar muitas pessoas a considerarem sua região abdominal como de aparência desagradável. A lipoabdominoplastia é a cirurgia plástica capaz de, combinando duas das mais tradicionais técnicas -a abdominoplastia e a lipoaspiração- solucionar de forma exemplar a maioria desses casos.

Separadamente, a abdominoplastia e a lipoaspiração são cirurgias plásticas que podem remodelar o abdômen. Com objetivos diferentes ambas as cirurgias puderam se unir já há alguns anos em um só procedimento, capaz de beneficiar homens e mulheres com apenas uma internação e uma fase de recuperação, entregando dois benefícios: a eliminação dos depósitos de gordura propiciados pela lipoaspiração e a remodelação e tonificação abdominal entregues pela abdominoplastia.

Combinar ambas as cirurgias é um dos maiores avanços em cirurgia plástica, o procedimento que passou a ser conhecido como lipoabdominoplastia. Uma das cirurgias plásticas mais executadas atualmente pela sua grande eficiência e pela necessidade de tantas pessoas.

lipoabdominoplastia

Abdominoplastia e Lipoaspiração

Lipoaspiração

A lipoaspiração pode ser realizada em muitas áreas do corpo e é comumente usada para eliminar depósitos de gordura insistentes, que não respondem à dietas ou exercícios.

Durante o procedimento de lipoaspiração, pequenas incisões de alguns milimetros são feitas na pele. Primeiro, a gordura alvo é saturada com um líquido tumescente. Um pequeno tubo chamado cânula é inserido através das pequenas incisões e usada para soltar suavemente as células gordurosas e retirá-las com movimentos vai e vem que as desprendem e proporcionam que sejam aspiradas pela cânula.

Tanto o abdome superior, como os flancos e os quadris podem ser aspirados para esculpir a cintura e melhorar os resultados. O abdômen inferior não é tipicamente aspirado numa lipoabdominoplastia, pois esse tecido é removido durante a abdominoplastia que vem a seguir.

lipoaspiração como funciona

Abdominoplastia

A incisão da abdominoplastia é feita no sulco abdominal logo acima da região pubiana, baixa o suficiente para que o paciente possa esconder a cicatriz sob a roupa íntima e de banho. A incisão transpassa horizontalmente o abdome em uma curva suave. O umbigo é removido delicadamente e remodelado, o músculo abdominal é exposto para ser unido na posição correta, eliminando a diástase abdominal, muito comum principalmente na gravidez, e tanto a pele como o tecido em excesso são removidos sendo a incisão fechada.

Durante uma abdominoplastia, o objetivo básico é remover o excesso de tecido, eliminar a flacidez de pele e reaproximar os músculos abdominais, para afinar a cintura e criar uma barriga mais tonificada.

Um dos efeitos positivos de uma abdominoplastia clássica ou lipoabdominoplastia é que as estrias abaixo da região do umbigo são eliminadas junto à pele do tecido retirado.

abdominoplastia como funciona

Indicação

Apesar de todos os esforços, da observância quanto à boa alimentação, treinos, academias e afins, muitos não alcançam os resultados que trabalham tão arduamente para conquistar. A verdade é que a genética é em grande parte determinante sobre como a gordura se deposita no corpo.

Além disso, a vida muda. Sobrepeso excessivo, mesmo que temporário, e mais notadamente a gravidez, que traz um afastamento dos músculos abdominais (diástase), é um bom exemplo de que certos acontecimentos podem ter efeitos duradouros e irreversíveis.

Para alguns pacientes, a cirurgia é a única maneira a mais eficaz, para se obter de novo uma barriga mais tonificada e proporcional, livre de depósitos de gordura e flacidez.

abdominoplastia com lipoaspiração

Candidatos

Embora os candidatos à lipoabdominoplastia tenham excesso de gordura protuberante e flacidez de pele na região da cintura, pacientes obesos, geralmente, não são considerados bons candidatos. A Dra. Rita Sotelo e sua equipe irá avaliar a distribuição de gordura do paciente para determinar a candidatura à lipoabdominoplastia.

Se a gordura estiver localizada predominantemente na parede abdominal, o paciente poderá se beneficiar do procedimento. Em alguns casos, onde há sobrepeso excessivo será pedido ao paciente uma dieta e a prática de exercícios visando nova análise para um futuro procedimento.

Assim como qualquer outra cirurgia plástica, os bons candidatos são saudáveis, não fumantes e devem ter expectativas realistas sobre os resultados possíveis.

Lipoabdominoplastia

Combinando Lipo e Abdominoplastia para melhores resultados

Lipoabdominoplastia é o nome do procedimento em que a lipoaspiração é realizada no mesmo ato cirúrgico de uma abdominoplastia. São realizados em conjunto quando o excesso de gordura existente propõe aos cirurgiões que a realização de uma abdominoplastia clássica, não traria os resultados ideais.

A lipoaspiração foi muito popularizada pelo Dr. Saldana, um cirurgião plástico brasileiro, que foi o primeiro a sugerir que se poderia combinar lipoaspiração agressiva na frente da barriga, juntamente com a abdominoplastia e se obter ótimos resultados.

Ele percebeu que se a pele e o tecido subcutâneo estão um pouco mais espessos do que se desejaria, é possível realizar uma lipoaspiração para diminuir essa espessura e em seguida proceder a abdominoplastia com resultados muito melhores.

Quando realizados de forma independente, os procedimentos de lipoaspiração e abdominoplastia são fabulosos, mas apresentam algumas limitações.

Um paciente com flacidez da pele após perda substancial de peso, por exemplo, pode ser capaz de atingir uma boa tonicidade através de uma abdominoplastia, mas ainda pode ter depósitos de gordura resistentes ao exercício e à dieta.

Enquanto isso, uma mãe pode querer eliminar a gordura da barriga, mas ficar com a pele flácida após a lipoaspiração.

A lipoabdominoplastia, por outro lado, ajuda o paciente a alcançar um abdome mais magro através da lipoaspiração e obter contornos mais firmes com a realização concomitante de uma abdominoplastia.

A lipoabdominoplastia pode ser resumida como uma cirurgia plástica que promove os benefícios de dois dos procedimentos mais populares de cirurgia plástica de uma só vez. O melhoramento da aparência e da auto-estima costumam ser muito grandes. A Dra. Rita Sotelo, nossa cirurgiã plástica, pensa de forma individualizada em cada paciente, com um único objetivo: ajudá-los a parecerem e se sentirem melhores.

tipos abdominoplastia

O problema da pele flácida e da diástase

Embora a pele seja altamente elástica, ela só pode ser esticada até certo ponto antes que os efeitos se tornem permanentes a flacidez se manisfeste. Para uma gestante ou uma pessoa que perdeu uma grande quantidade de peso, um dos efeitos colaterais é quase sempre o excesso de pele e as marcas de estria. Isso ocorre porque a pele se estende para acomodar o excesso de gordura ou o volume de um bebê e não tem mais a elasticidade para se retrair e voltar à posição e estado anterior.

Outra questão importante é que a gravidez frequentemente provoca o afastamento dos músculos abdominais, a chamada diástase abdominal, o que contribui ainda mais para o alargamento da cintura e o abaulamento da barriga. Isso é muito parecido com a situação da pele: os músculos abdominais esticam para acomodar um bebê em crescimento, e muitas vezes não retornam à mesma posição.

Infelizmente, nenhuma dieta e exercício irá corrigir os músculos afastados. Somente através de uma abdominoplastia, isso pode ser corrigido.

diástase abdominal

A lipoabdominoplastia pode não ser para todos

Um equívoco comum sobre a abdominoplastia é que o procedimento pode ser usado para perda de peso. O fato é que uma abdominoplastia só é destinada a reparar a diástase e retirar a flacidez de pele da barriga. Devido a isso, ótimos candidatos têm pouca boa forma geral e estão apenas sofrendo com gordurinhas localizadas e com o afrouxamento do abdome.

Recuperação

Depois de uma abdominoplastia, o abdômen ficará inchado por alguns dias e alguma dor é provável. A Dra. Rita Sotelo irá prescrever uma medicação para a dor para ajudá-lo a gerenciar a dor e o desconforto. Como em qualquer procedimento de lipoaspiração e abdominoplastia, uma cinta de compressão será usada por pelo menos 6 semanas. Isso ajuda a reduzir o inchaço dos tecidos e ajuda a contrair a pele. Além disso, dois drenos serão usados saindo do baixo-ventre. Isso permitirá que o fluido normal que seus tecidos corporais produzem sejam eliminados. Os drenos são removidos depois de 7 a 10 dias. Os pontos superficiais e os mais profundos serão reabsorvidos e não precisam ser removidos.

O tempo de recuperação completo pode variar de semanas a meses, dependendo do paciente e da extensão do procedimento. Pessoas com músculos abdominais mais fortes encontrarão uma recuperação mais curta à medida que seu corpo se adapta mais facilmente.

Independentemente da condição física, é crucial elaborar um programa de exercícios, pois isso ajudará a reduzir o inchaço, diminuirá a chance de coágulos sanguíneos e trabalhará para tonificar ainda mais o seu novo abdome.

Uma vez totalmente recuperado, a lipoabdominoplastia pode produzir excelentes resultados para você, geralmente durando enquanto uma dieta balanceada e a prática de exercícios sejam mantidos.

lipoabdominoplastia riscos

Perguntas e Respostas sobre Abdominoplastia

O que é lipoabdominoplastia?

A lipoabdominoplastia é um procedimento avançado de cirurgia plástica que combina a lipoaspiração com o procedimento de abdominoplastia. O procedimento dura cerca de três a quatro horas e foi introduzido há vários anos pelo cirurgião plástico brasileiro Dr. Osvaldo Saldanha. A combinação de lipoaspiração e abdominoplastia é feita para que áreas de excesso de gordura e pele possam ser removidas ao mesmo tempo em que os músculos abdominais são reaproximados. A lipoabdominoplastia e as técnicas introduzidas pelo Dr. Saldanha têm uma taxa muito alta de sucesso.

Como é o procedimento de lipoabdominoplastia?

Na lipoabdominoplastia existem poucas diferenças entre uma lipoaspiração e uma abdominoplastia realizadas em sequência. Primeiro, a lipoaspiração do abdome é realizada. A pele do nível do umbigo até um pouco acima do osso púbico é extirpada, como em uma abdominoplastia, sem atingir os vasos linfáticos de modo que o inchaço é minimizado. Os músculos abdominais são apertados e a pele abdominal é puxada para baixo e suturada.

Quais são as vantagens da lipoabdominoplastia?

Há muitas vantagens que tornam a lipoabdominoplastia a melhor escolha para quem procura um procedimento de contorno corporal. Por causa da lipoaspiração, há melhor modelagem abdominal. A lipoaspiração acrescenta poucas e pequenas cicatrizes à lipoabdominoplastia. Há menos complicações pós-operatórias, e há uma menor probabilidade de dormência, inchaço, hematomas e dor no pós-operatório.

Eu sou um candidato para lipoabdominoplastia?

Pacientes que estão em bom estado geral de saúde, têm altura e peso proporcionais e que desejam uma barriga mais esculpida do que em uma abdominoplastia ou lipoaspiração, por si só, são candidatos à lipoabdominoplastia. Ter expectativas realistas de qual será o seu resultado estético é também fundamental. Você também não deve ser fumante, pois fumar inibe a cura e prejudica a pele.

O que esperar após a lipoabdominoplastia?

Na maioria dos casos, os pacientes voltam para casa no mesmo dia da cirurgia. A Dra. Rita Sotelo usará drenos para eliminar o líquido e uma cinta de compressão será colocada. A cinta de compressão permite uma melhor sustentação pós-cirúrgica e uma cura mais suave para a área tratada. Essa peça é usada por até 6 semanas após a cirurgia, quase 24h por dia.

A maioria das suturas estará sob a pele e serão reabsorvidas naturalmente não precisando ser removidas. Você ficará limitado em sua atividade após a cirurgia e precisará tirar uma folga do trabalho por pelo menos 1 semana dependendo do tipo de trabalho que exerce.

Agende uma consulta

Deixe sua mensagem ou ligue para (51) 3748-3761. Se preferir mande uma mensagem via WhatsApp para (51) 99730-9250.

          

Médicos Responsáveis

Dr. Nelson Sandoval
Cirurgião Geral
CRM-RS: 5.745 e RQE: 12.301

 

Dra. Rita Sotelo
Cirurgiã Plástica
CRM-RS: 28300 e RQE: 20640
www.clinicasotelo.med.br

Clínica Central Lajeado-RS
Rua Marechal Deodoro, 491 – Centro
Fone: (51) 3748.3761 / 99730.9250

 

Consultórios em Teutônia RS
Rua Dom Pedro II, 803 – Canabarro
Fone: (51) 3762.8461

Rua Santos Dumont, 957 – Languiru
Fone: (51) 3762.1113