Lipoaspiração

Lipoaspiração é o procedimento cosmético, que remove as gordurinhas localizadas, aquelas que você não consegue se livrar através de dieta e exercícios. Chamada por vários termos e denominações como hidrolipo, minilipo, a cirurgia, de modo geral, tem as mesmas características, o uso de uma fina cânula para aspirar a gordurinha localizada.

Muitas são as regiões possíveis de serem lipoaspiradas e os cirurgiões plásticos geralmente aplicam o procedimento, de forma individual nos quadris, abdômen, face interna das coxas e culotes, nádegas e até mesmo na papada (região cervical) e face para melhorar a aparência. A lipoaspiração também pode ser associada com outras cirurgias plásticas, incluindo abdominoplastias, reduções de mama e liftings de braços e coxas.

lipoaspiração

Lipoaspiração Segura

Com os casos de complicações e óbitos recentes, acredito que a introdução do texto seja o lugar ideal para falar sobre a questão da segurança em relação à lipoaspiração.

O primeiro fato é, a lipoaspiração é a cirurgia mais realizada no mundo, e como qualquer cirurgia,  existem riscos e potenciais complicações associadas à ela. O casamento entre o grande número de procedimentos e o risco inerente faz com que aconteçam complicações e estas chamem a atenção como número global, mas esses casos são exceções. Na grande maioria das vezes (quase 99% dos óbitos) ,ocorrem com profissionais não certificados, não-membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e que ,além disso, realizam o procedimento sob condições pouco seguras.

Como uma cirurgia popular, a lipo tem se vulgarizado e vem sendo oferecida por “Doutores Bumbum” e semelhantes, que prejudicam a imagem e a margem de segurança do procedimento, aumentando as estatísticas de complicações.

A Dra. Rita Sotelo, ao contrário, realiza lipoaspiração minimamente invasiva, chamada hidrolipo, com anestesia local e sedação ou raquidiana, e conta, até hoje, com um índice de 100% de sucesso ao longo de toda a sua carreira. Um cirurgião plástico competente como é seu caso, diminui drasticamente as possibilidades de complicações com métodos preventivos, técnicas cirúrgicas e habilidade. Isso tem garantido muito sucesso à Dra. Rita, em todos os procedimentos de cirurgia plástica e ,em especial ,em suas lipoaspirações, cirurgia que realiza constantemente.

Em consulta, ela o familiarizará com quaisquer riscos envolvidos e garantirá através de exames clínicos, físicos e entrevista, que você só passará pelo procedimento, se estiver apto e nas melhores condições para aumentar todas as margens de segurança.

lipoaspiração cirurgia

Candidatos

A lipoaspiração é um procedimento para pessoas realistas. Bons candidatos devem estar num peso próximo do ideal, e desejar apenas a retirada do excesso de gordura, àqueles depósitos insistentes que não são eliminados com dietas e exercícios.

Você também precisa estar bem de saúde antes de fazer o procedimento e:

  • Estar a cerca de 30% do seu peso ideal
  • Ter pele firme e elástica
  • Não fumar por pelo menos 2 semanas

Não se recomenda o procedimento, se você tiver problema de pressão (HAS)  ou se tiver doenças cardíacas, diabetes ou num instante onde o sistema imunológico se encontra enfraquecido.

lipoaspiração regiões

Antes do Procedimento

O primeiro passo é consultar um cirurgião plástico. A Dra. Rita Sotelo atende pacientes de todo o Rio Grande do Sul, na sua clínica em Lajeado, principalmente oriundos das cercanias como as cidades de Estrela, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Colinas, Imigrante, Bom Retiro do Sul, Teutônia, Paverama, Poço das Antas, Westfalia , Boa Vista do Sul, Fazenda Vilanova e regiões.

Durante a consulta, fale sobre seus objetivos, pergunte dos riscos e se os benefícios de fazer a lipoaspiração compensam.Faça todas as suas perguntas que precisar para se sentir seguro.

Se você decidir ir em frente com a lipoaspiração ,a Dra. Rita lhe dará instruções sobre como se preparar para o procedimento. As recomendações podem incluir restrições de dieta, álcool e cigarro, fator agravante para trombose, embolias e outras complicações sérias.

Informe a Dra. Rita Sotelo sobre alergias e indique as medicações que toma, incluindo suplementos. Ela recomendará que você pare de tomar certos remédios, como anticoagulantes e alguns analgésicos algumas semanas antes da cirurgia.

O que esperar de uma Lipoaspiração?

Sua lipoaspiração ocorrerá em um centro cirúrgico. Apenas procedimentos muito pequenos são realizados em regime ambulatorial. Certifique-se sempre de que o local de realização da cirurgia seja credenciado e conhecido por padrões profissionais de segurança, como o Centro Cirúrgico da Clínica Sotelo.

Nas lipoaspirações com grande volume de gordura removida e associação de procedimentos,  é possível que você precise passar a primeira noite em regime de internação para acompanhamento. Porém, a maioria dos  procedimentos de lipoaspiração são feitos de manhã e você receberá alta no mesmo dia. Certifique-se de que ater acompanhante, no dia da cirurgia, para te levar de volta ao domicílio, quando ocorrer a alta hospitalar.

Antes de sua lipoaspiração começar, a Dra. Rita marcará as áreas que serão tratadas.

Em seguida, o anestesiologista aplicará a anestesia geral ou raquidiana com sedação , de acordo com a região e as características individuais do paciente e do procedimento. Após, a cirurgia será iniciada.

lipoaspiração culotes

Tipos de lipoaspiração e Hidrolipo

Existem algumas técnicas diferentes de lipoaspiração,mas o que todas elas têm em comum é o uso de um tubo fino, chamado de cânula, conectado a um ‘aspirador à vácuo’, para sugar a gordura do corpo.

  • Lipoaspiração tumescente ou Hidrolipo: é a técnica mais comum e mais realizada na Clínica Sotelo. A Dra. Rita Sotelo injetará uma solução estéril na área onde a gordura deve ser removida. A solução salina – composta por soro fisiológico – juntamente com lidocaína e epinefrina, facilita a sucção da gordura com menos perda de sangue e dor.
  • Lipoaspiração assistida por ultra-som: essa técnica usa uma cânula com ultrassom para romper as paredes celulares da gordura liquefazendo a gordura para que ela possa ser aspirada.
  • Lipoaspiração assistida por laser, ou SmartLipo: usa uma cânula com laser para liquefazer a gordura.

lipoaspiração como funciona

Tempo de Recuperação

A alta deve ser dada no mesmo dia, se a lipoaspiração não for associada a nenhum outro procedimento. De toda forma, essa alta só é obtida após observação de algumas horas.

No pós cirúrgico da hidrolipo, é comum que se apresente pouca dor nas primeiras horas e hematomas e inchaço por pelo menos algumas semanas.

A Dra. Rita recomendará o uso uma malha de compressão por 1 a 2 meses após a cirurgia. Ela ajudará a controlar o inchaço e ajudará no ‘modelamento’ dos resultados.

Você provavelmente também precisará tomar antibióticos para prevenir infecção. A maioria dos pacientes pode voltar ao trabalho em alguns dias e às atividades normais em duas semanas,Mas cada caso é particular.

Duração dos Resultados

As células adiposas, da região específica, são removidas permanentemente durante a lipoaspiração (hidrolipo), Mas você pode ganhar peso novamente e engordar a região do procedimento, seja por novas células de gordura que transitam pelo corpo ou pela ‘adaptação’ das células de gordura remanescentes no local.

Portanto para manter a forma após a cirurgia, siga uma dieta rica em proteína magra, frutas e vegetais, grãos integrais e laticínios com baixo teor de gordura. Exercite-se regularmente e mantenha-se sempre em boa forma física.

lipoaspiração antes e depois

Lipoaspiração x Plano de Saúde

Como a lipoaspiração é um procedimento estético, os planos de saúde não cobrem a cirurgia. Converse com seu cirurgião plástico sobre os custos e opções de pagamento.

Riscos

Ainda que seja uma cirurgia estética, a lipoaspiração é uma cirurgia, então existem alguns riscos. Os riscos da hidrolipo são reduzidos sempre que você se certifica de fazer a cirurgia com um cirurgião plástico competente e certificado. Esse é o caso da Dra. Rita Sotelo. Confira no site da SBCP  (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) a sua certificação. Isso é importante.

Existem vários riscos possíveis relacionados à lipoaspiração:

  • Sangramento
  • Complicações da anestesia
  • Choque
  • Acúmulo de fluido (bolsas de líquido sob a pele)
  • Infecções
  • Embolia gordurosa (quando pequenos pedaços de gordura se separam e bloqueiam o fluxo sanguíneo)
  • Remoção de gordura irregular
  • Reações à lidocaína
  • Dormência
  • Danos aos nervos, vasos sangüíneos, músculos, pulmões e órgãos abdominais

Outro risco é o coágulo de sangue. Os coágulos podem ser muito perigosos se viajarem para outras partes do seu corpo, como os pulmões, resultando em embolia pulmonar.

Perguntas e Respostas sobre a Lipoaspiração

O que é lipoaspiração?

A lipoaspiração é a remoção cirúrgica do excesso de gordura com uma fina cânula, que é acoplada a uma máquina de lipoaspiração. A cânula é inserida na camada de gordura da pele, onde é manipulada em movimentos vai e vem para liquefazer e remover depósitos de gordura indesejados. O resultado é uma diminuição de áreas volumosas e a melhoria do contorno corporal.

A lipoaspiração é segura?

A lipoaspiração é um procedimento seguro, mas existem riscos e potenciais complicações associadas como em qualquer cirurgia. A Dra. Rita Sotelo realiza lipoaspiração, em boa parte dos casos, com anestesia local, que tem se mostrado muito segura durante toda a sua carreira.

Quem seria um bom candidato à lipoaspiração?

O bom candidato à lipo é alguém que tem depósitos de gordura localizada, que não podem ser eliminadas com dieta ou exercício. A lipoaspiração não é um método para perda de peso, mas uma maneira de melhorar o contorno de regiões específicas.

Pessoas com  sobrepeso não são bons candidatos à lipoaspiração. A Dra. Rita Sotelo recomenda  dieta e exercício sempre que pacientes com essa característica a procuram. A perda de peso é essencial nesses casos. Se após dieta e exercícios, ocorrer a  perda de peso, e a gordura localizada e insistente se apresentar, o paciente poderá ser considerado um bom candidato para a lipoaspiração.

Quanto tempo dura a hidrolipo?

A maioria das cirurgias ocorre entre 45 minutos e 2 horas e meia.

Quantas regiões podem ser lipoaspiradas no mesmo procedimento?

Geralmente entre três a quatro áreas podem ser lipoaspiradas com segurança em um único tempo cirúrgico. Se forem necessárias áreas adicionais, elas podem ser feitas 48 horas depois.

lipoaspiração onde pode ser feito

Quando poderei me exercitar?

Logo após a hidrolipo é recomendado que se ande e movimente. A Dra. Rita recomenda que todos os pacientes façam uma caminhada curta,logo no dia seguinte da cirurgia. Isso auxilia a recuperação. A maioria dos pacientes retorna à sua rotina regular de exercícios entre 1 e 2 semanas, embora possam se fazer exercícios leves antes disso.

Quando poderei ver os resultados?

Os resultados finais geralmente levam de 6 a 12 meses, mas a maioria dos pacientes apresenta bons resultados dentro de 1 mês. Geralmente em 3 semanas muito do inchaço diminui e a maioria dos pacientes se parece melhor, sendo capaz de usar maiô ou sair de férias.

Posso combinar lipoaspiração com outros procedimentos?

Em geral, a lipoaspiração é muito associada à abdominoplastia, fazendo quase parte do procedimento quando é chamada de lipoabdominoplastia. Outras cirurgias, como lifting de perna e braços usam a lipo como ‘ferramenta’, mas cirurgias sem conexão com o procedimento, como o aumento de mamas, por exemplo, devem ser avaliadas caso a caso para a realização em conjunto e dependem da saúde do paciente e da extensão do procedimento de lipo.

Como é a consulta?

Durante a consulta na Clínica Sotelo, a Dra. Rita Sotelo analisará detalhadamente os depósitos de gordura no exame físico, e responderá quaisquer perguntas que você tenha, inclusive sobre os resultados que podem ser (realisticamente) esperados. Após a aprovação do valor e forma de pagamento, nossas secretárias te auxiliarão para revisar seu plano cirúrgico, agendar sua cirurgia e as consultas pré-operatórias de revisão de exames e preparação.

O que acontece antes da cirurgia?

Depois de ter optado por seguir adiante com a cirurgia, uma pré-consulta será agendada. Essa consulta será usada para avaliação dos exames de ‘risco cirúrgico’, assinatura dos consentimentos pré-operatórios, algumas instruções pré e pós-operatórias. Medições e documentação fotográfica podem ser feitas para uso no plano cirúrgico. Ela também poderá responder a quaisquer outras perguntas que você possa ter.

O que acontece após a cirurgia?

Na hidrolipo o anestésico local (lidocaína) permanece por 12 a 24 horas após a cirurgia de lipoaspiração, mantendo o paciente confortável e sem dor. Após a lipoaspiração tumescente, os pacientes mantém-se alertas e sem enjoos ou tonturas, mais comuns na anestesia geral.

Ao sair do centro cirúrgico, você será acompanhado para o quarto e ficará em observação por algumas horas, recebendo alta para voltar para casa com um acompanhante. Com as técnicas usadas pela Dra. Rita Sotelo, muitos pacientes não necessitam de medicação pós-operatória para redução da dor.

Normalmente, você pode retornar ao trabalho em 2 a 3 dias. Exercícios físicos moderados geralmente podem ser reiniciados de 3 a 7 dias após a lipoaspiração.

A primeira consulta de acompanhamento pós cirúrgico deve ocorrer dentro de uma semana após a cirurgia. Ela servirá  para verificação das incisões e para que a Dra. Rita certifique-se de que o processo de cicatrização está conforme o planejado. Outras duas consultas de rotina serão marcadas para acompanhamento e verificação final dos resultados. Em casos excepcionais o número de visitas pode aumentar.

Quando a lipoaspiração é necessária?

A lipoaspiração é extremamente eficaz para remover depósitos de gordura específicos que não respondem à dietas e exercícios. Não é usada como um substituto para a perda de peso, mas para melhorar o contorno corporal. A perda de peso geralmente ocorre como resultado da lipoaspiração, mas não é o propósito da cirurgia. A lipoaspiração tem resultados de longo prazo sempre que combinada com uma rotina de alimentação e exercícios saudáveis.

Quanta gordura é removida?

Durante a lipoaspiração, só é retirada gordura suficiente para obtenção de um resultado proporcional e natural. Tudo é feito caso a caso. O objetivo não é remover o máximo de gordura possível, mas apenas remover a quantidade certa e nas áreas devidas.

Existem possíveis complicações?

A lipoaspiração tumescente, o procedimento mais realizado pela Dra. Rita tem se mostrado incrivelmente seguro com pouquíssimos efeitos colaterais. Estudos clínicos variados têm demonstrado a segurança e a eficácia da lipoaspiração tumescente, sendo a técnica a mais utilizada no mundo todo.

Quais são as limitações da lipoaspiração?

Os melhores resultados da lipoaspiração ocorrem em áreas do corpo onde há razoável tônus ​​muscular, onde a pele tem boa qualidade elástica e onde a gordura não é excessiva.

Nos casos em que há uma perda significativa de elasticidade da pele, os resultados estéticos adequados só são alcançados com uma combinação de lipoaspiração e lifting, para remover o excesso de pele. Nesses casos uma cicatriz, resultante da ressecção de pele, será inevitável.

Qual a quantidade de gordura que pode ser removida?

O limite seguro para uma cirurgia é de 5 litros. Mas comumente, não é a quantidade de gordura que limita a cirurgia, mas quantas áreas podem ser seguramente lipoaspiradas durante uma única cirurgia. Se necessário, deve-se realizar procedimentos em tempos cirúrgicos separados, para melhor segurança.

Com que idade um paciente pode realizar lipoaspiração?

Desde que todos os critérios físicos sejam atendidos a lipoaspiração pode ser realizada em qualquer pessoa entre 18 e 70 anos de idade. No entanto, a elasticidade da pele é uma consideração importante para se realizar a lipoaspiração. Com o avançar da idade, a elasticidade da pele fica cada vez menor. Se a elasticidade da pele for um problema, a ressecção de pele pode ser necessária e outras opções podem ser apresentadas pela Dra. Rita Sotelo.

A lipoaspiração é melhor antes ou depois da gravidez?

Como a lipoaspiração funciona melhor em áreas de bom tônus muscular e elasticidade da pele, geralmente é melhor realizar o procedimento antes da gravidez. No entanto, cada caso é um caso e dependendo da gravidez, os resultados podem ser perdidos e uma abdominoplastia ser necessária. Por não sabermos o que virá a acontecer, talvez não valha a pena passar por uma lipoaspiração abdominal antes da gravidez.

O que acontece se eu ganhar peso depois da lipoaspiração?

O ganho de peso ocasional em baixa quantidade provavelmente não fará você perder os resultados da lipoaspiração. Os bons contornos podem se tornar menos visíveis nos locais lipoaspirados mas estarão lá. Se você perder o peso novamente, os contornos pós-lipoaspiração poderão ser vistos novamente. Grandes ganhos de peso, porém, podem sim eliminar os resultados da lipoaspiração, pois apesar das células de gordura serem eliminados das regiões específicas, outras podem assumir seu papel.

E quanto a retoques?

A taxa de revisão das lipoaspirações feitas com a Dra. Rita Sotelo são menores que 2%.  Aqui na Clínica Sotelo você está se colocando nas mãos de uma cirurgiã competente, de grande experiência e que é capaz de evitar ao máximo a necessidade de retoques posteriores.

Quais são as chances de irregularidades, depressõess ou assimetria após a lipoaspiração?

A chance de defeitos ou falhas após as lipoaspirações realizadas com a Dra. Rita Sotelo são  baixas. Ela faz todo o possível para alcançar um resultado suave e natural e deixar seus pacientes felizes. A possibilidade de irregularidades pode ser evitada na realização de um bom exame físico e técnica empregada durante a cirurgia. Esses problemas ocorrem principalmente devido à baixa elasticidade da pele e pode ser contornado na indicação da cirurgia.

E a flacidez de pele após a lipoaspiração?

Não, você provavelmente não terá flacidez ou pele solta após a lipoaspiração. Quando a lipoaspiração é feita adequadamente, a pele é retraída para se adaptar ao tecido subjacente. A elasticidade da pele é vital para um bom procedimento. Por esse motivo, a Dra. Rita fará um exame minucioso para determinar a elasticidade da sua pele. Se ela achar que a pele do local da cirurgia pode não suportar os novos contornos após a lipoaspiração, ela recomendará outro tratamento.

Quais são as cicatrizes resultantes da lipoaspiração?

Cada incisão não tem mais que 3 mm de comprimento. Isso é pequeno o suficiente para evitar a necessidade de pontos após a cirurgia. Ela pode fazer várias incisões para tratar adequadamente suas áreas-alvo de tratamento. No entanto, essas incisões são geralmente bem escondidas nos sulcos e dobras do corpo, e cicatrizam sem incidentes. No caso em que uma incisão se torna desagradável, ela usa técnicas para ajudar a melhorar a aparência da cicatriz.

lipoaspiração cicatrizes

Por quanto tempo preciso usar a malha de compressão?

Os pacientes geralmente são solicitados a usar a malha de compressão por 10 dias a 2 meses após a cirurgia.

Eu vou para casa no mesmo dia?

Sim, provavelmente você irá para casa depois de uma observação de algumas horas após a cirurgia. No entanto, é necessário que um amigo ou membro da família esteja disponível para levar você para casa. É recomendado que não se dirija nas primeiras 24 horas após a cirurgia. Também é recomendável que se tenha um acompanhante nas primeiras horas após a cirurgia.

Quanto custa uma lipoaspiração?

Há muitos fatores que são levados em conta ao falarmos dos custos ou preço da lipoaspiração.

Grau de dificuldade, quantidade de gordura a ser removida, número de áreas a serem tratadas, local do procedimento, valor do anestesiologista…

Cada um desses fatores será avaliado antes do procedimento e você receberá o valor da cirurgia e a forma de pagamento. O preço da lipoaspiração pode variar.

Quais são os efeitos colaterais da lipoaspiração?

Pequenos efeitos colaterais acompanham a lipoaspiração, como hematomas, inchaço e dormência. Estes efeitos são muito temporários e provavelmente sumirão após os primeiros dias da cirurgia. Se persistirem alguns sintomas e queixas, não hesite em ligar para nossa clínica ou diretamente no celular da Dra. Rita Sotelo.

Deixe sua mensagem ou ligue para (51) 3748-3761. Se preferir mande uma mensagem via WhatsApp para (51) 99730-9250.

          

Médicos Responsáveis

Dr. Nelson Sandoval
Cirurgião Geral
CRM-RS: 5.745 e RQE: 12.301

 

Dra. Rita Sotelo
Cirurgiã Plástica
CRM-RS: 28300 e RQE: 20640
www.clinicasotelo.med.br

Clínica Central Lajeado-RS
Rua Marechal Deodoro, 491 – Centro
Fone: (51) 3748.3761 / 99730.9250

 

Consultórios em Teutônia RS
Rua Dom Pedro II, 803 – Canabarro
Fone: (51) 3762.8461

Rua Santos Dumont, 957 – Languiru
Fone: (51) 3762.1113