Lifting de Braços em Lajeado – RS
Lifting de braços ou braquioplastia é o procedimento cirúrgico estético que melhora a aparência dos braços flácidos, que causam incômodo, dificultam a escolha de roupas e constrangem socialmente, principalmente no marcante movimento do “tchauzinho”.
Durante a braquioplastia em Lajeado típica; excesso de pele e gordura são removidos entre a região da axila e do cotovelo, podendo se estender até a lateral do tórax nos casos mais severos. A pele é reajustada e reposicionada para criar uma aparência mais tonificada e oferecer novos contornos aos braços de homens e mulheres.
Por que é feita?
Conforme o passar do tempo e o envelhecimento, a pele dos braços muda, cedendo em flacidez, leve, moderada ou grave. Ganhos e perdas de peso significativas ou moderadas, mas ao longo da vida inteira, também podem causar o afrouxamento da pele dos braços.
Ainda que o exercício possa fortalecer e melhorar o tônus muscular dos braços, junto ao músculo tríceps, a atividade física não pode resolver o excesso e a perda de elasticidade de pele, que cede e não mais volta pro lugar.
Você pode optar pela cirurgia de braços sempre que seus braços estiverem flácidas e depósitos persistentes de gordura se fizerem presentes neles e nas adjacências das axilas.
Um lifting braquial pode melhorar e muito a sua autoestima e ainda permitir o uso, sem constrangimentos, de camisetas e blusas mais frescas, principalmente em países quentes como o Brasil.
Considerações
Prós
- Você ficará muito mais elegante em roupas de todos os tipos.
- Você terá mais confiança e autoestima.
- Você poderá usar mangas curtas ou roupas sem mangas sem se envergonhar.
Contras
- Toda cirurgia plástica é uma troca entre as possíveis melhoras estéticas e uma ou mais cicatrizes. Você terá cicatrizes visíveis no interior de seus braços, podendo se estender da axila até o cotovelo.
- Se o excesso de pele axilar e braquial não for exagerado, o lifting de braços pode não valer as cicatrizes resultantes.
- Um cirurgião plástico não pode prever com 100% de exatidão como suas cicatrizes serão. Normalmente os resultados dependem conjuntamente de suturas bem realizadas, dos cuidados do paciente no pós operatório e da genética do paciente para cicatrizações.
Estes são os três principais prós e contras para ponderar quando se considera um lifting de braços em Lajeado. Para especificidades a respeito do seu caso, por favor envie uma mensagem para a Clínica Sotelo e solicite uma consulta com a Dra. Rita Sotelo.
O que acontece com seu corpo
Acontece com frequência: depois de perder uma quantidade significativa de peso, naturalmente ou após uma cirurgia bariátrica, e embarcar em um programa de exercícios vigorosos, você pode descobrir que a pele da parte inferior dos seus braços está solta e pendurada nas axilas.
Embora você possa melhorar a aparência dos seus braços com exercícios, essa pele ‘axilar braquial’ continua sendo um problema que não melhora com a atividade física.
A seguir estão as duas principais razões pelas quais você pode querer considerar um lifting de braços em Lajeado:
- Perda de Peso: Você perdeu o peso que deseja, mas ficou com a pele junto às axilas e abaixo dos braços flácida.
- Envelhecimento: Você está em idade madura e tem flacidez significativa nos braços devido ao envelhecimento.
Bons candidatos para o lifting braquial
- Seu peso é relativamente estável e você não está significativamente acima do peso.
- Você é um indivíduo saudável, sem condições médicas que impeçam uma boa cicatrização ou que aumentam os riscos da cirurgia.
- Você é um não-fumante.
- Você está comprometido com uma dieta saudável e bom estilo de vida.
- Você está em boa condição de saúde geral, tem uma atitude positiva e expectativas realistas.
Se você cumpre esses pontos é muito provável que você seja um bom candidato para um procedimento braquioplastia em Lajeado.
Candidatos não tão bons para o lifting braquial
Seu médico pode não recomendar a braquioplastia se você:
- Está significativamente acima do peso
- Passa por mudanças frequentes de peso
- Tem uma condição médica que interfere na cicatrização ou impõe riscos ao procedimento.
- É um fumante inveterado.
Por que a lipoaspiração não resolve meu problema?
Se você tem excesso de pele nos braços, conjugada com gordura subjacente, que mantém a pele firme, uma combinação de lifting de braços e lipoaspiração pode ser a melhor opção. A lipoaspiração é muitas vezes usada antes do procedimento para melhorar e refinar o resultado final.
Porém, para a maioria dos pacientes, raramente a lipoaspiração individualizada será implementada com bons resultados na cirurgia plástica dos braços. Isso por que, ainda que a pele flácida não seja uma vilã em um braço um pouco mais cheinho, ao se retirar o excesso de gordura sem eliminar a pele, o braço se ‘esvaziará’ e certamente a pele se tornará flácida pelo “esvaziamento” do volume.
“Os pacientes pedem lipoaspiração porque não há cicatrizes. Já um lifting de braços exige cicatrizes, as vezes bastante extensas, particularmente se o cirurgião remover uma quantidade significativa de gordura e pele” diz a Dra. Rita Sotelo
“Tentamos escondê-las ao máximo, aproximando-as do interior dos braços, junto ao corpo mas não podemos prever exatamente como a cicatriz vai se comportar”.
Fato é: a lipoaspiração sozinha não resolve o problema do excesso de pele. Mesmo se o cirurgião remover a gordura subjacente, o excesso de pele permanece após a lipoaspiração.
O melhor é constatar que mesmo com cicatrizes, a maioria das pessoas que passam por um lifting braquial em Lajeado aprecia seus resultados.
Preparação para o Lifting de Braços em Lajeado
Você pode tomar medidas importantes no período pré-operatório, alguns meses antes da cirurgia, para tornar o seu lifting mais seguro e eficaz. Se você fuma, por exemplo, e essa é a maior preocupação de qualquer cirurgião, parar de um a dois meses antes da cirurgia pode reduzir muito o risco de complicações.
Uma complicação comum relacionada ao tabagismo é a cicatrização lenta das feridas, o que aumenta o risco de infecção. Trabalhe um plano com a Dra. Rita para deixar de fumar bem antes de fazer sua cirurgia.
Várias semanas antes do seu lifting de braços em Lajeado, você fará uma consulta de avaliação pré-operatória.
Nesta consulta a Dra. Rita Sotelo se certificará de que você está pronto para a cirurgia, observando sua saúde geral e seu histórico médico. Este também é um ótimo momento para tirar qualquer dúvida ou apresentar qualquer preocupação que você tenha sobre sua braquioplastia.
Ela começará verificando se há alguma condição médica subjacente que possa tornar a cirurgia perigosa.
Sua avaliação pré-operatória também pode incluir:
- exames de laboratório
- radiografia de tórax
- eletrocardiograma
- receitas para medicação pré-operatória
- ajustes nas a dose de medicamentos atuais e suplementos
Os resultados da sua avaliação pré-operatória ajudarão seu cirurgião plástico a descobrir a abordagem mais segura para a cirurgia. Você também precisará parar de tomar medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, como o ibuprofeno (Advil) duas semanas antes da cirurgia.
Opções Cirúrgicas
As escolhas cirúrgicas serão ditadas basicamente pela qualidade de pele local e pela extensão do excesso de gordura e pele nos braços. Seu cirurgião irá ajudá-lo a fazer a escolha certa com base em sua anatomia e preferências.
As principais abordagens cirúrgicas para o lifting de braços em Lajeado são:
Lipoaspiração: Lipoaspiração de braço é uma opção para você se sua pele tem elasticidade suficiente para “reajustar-se” em torno dos tecidos restantes depois que os depósitos de gordura são removidos. Isso ocorre prioritariamente em pacientes jovens e com pouquissima flacidez. Já no caso da sua pele ter pouca elasticidade, a flacidez do tecido será ainda mais pronunciada após a remoção da gordura.
A lipoaspiração é muito usada como coadjuvante para remoção de gordura antes do procedimento padrão de braquioplastia em Lajeado.
Braquioplastia com incisão axilar horizontal: Se o excesso de pele flácida estiver localizado próximo à axila, seu cirurgião poderá “puxar e dobrar” esse excesso de pele com incisão apenas na axila. Isso funciona melhor se você tiver uma pele solta, semelhante a um crepom, na área interna do braço, perto da axila, e se não tiver excesso de tecido adiposo.
Braquioplastia longitudinal (padrão): Se o excesso de pele se estender como uma “asa de morcego” da axila ao cotovelo, a única opção é a remoção completa da flacidez do braço em um lifting de braços padrão.
Braquioplastia estendida: O lifting de braços estendido é semelhante a uma braquioplastia padrão, exceto que a incisão é estendida ao longo do braço até a lateral do corpo para incluir pele frouxa e tecido adiposo que pode estar logo abaixo da área do braço ao longo da parede torácica.
A frouxidão de pele nessa área é comum em pacientes com perda de peso maciça, como os recuperandos de uma cirurgia bariátrica.
Incisões e cicatrizes
Cicatrizes de lifting de braços variam dependendo da quantidade de excesso de tecido que você possa ter e da elasticidade da sua pele. Mesmo os pacientes submetidos a uma braquioplastia com incisão axilar, que resulta em cicatrizes maiores, geralmente se mostram bastante satisfeitos com os resultados.
Lipoaspiração
Como as incisões da lipoaspiração são pequenas, com 3 a 8mm, as cicatrizes também são pequenas. A maioria das cicatrizes de lipoaspiração desaparecem e são pouco perceptíveis com o tempo.
Braquioplastia com incisão axilar horizontal
Suas cicatrizes provavelmente serão limitadas às áreas axilares.
Braquioplastia com incisão longitudinal (padrão)
As incisões são geralmente colocadas na face interna dos braços e podem se estender da axila até o cotovelo.
Braquioplastia estendida
A incisão estendida da braquioplastia corre ao longo do cortovelo até a lateral do tórax para corrigir a pele frouxa e o tecido adiposo sob a área do braço e lateral do corpo.
Braquioplastia em Lajeado, como funciona?
A Dra. Rita começará marcando seu braço nos locais onde planeja fazer incisões. Existem várias maneiras de realizar um lifting braquial, mas as mais comuns envolvem uma incisão horizontal na axila e uma se estendendo da parte superior do cotovelo até a axila.
Você receberá anestesia local ou geral, dependendo do método cirúrgico que for escolhido. Guiado pelas marcas feitas em seu braço, a Dra. Rita usará o bisturi para retirar a área demarcada e remodelar os tecidos de seu braço. Ela então puxará a pele dos 2 lados da abertura sobre o tecido exposto e fechará a ferida cirúrgica com a sutura, dando firmeza à pele.
Se houverem bolsas de gordura que possam atrapalhar o resultado do seu lifting de braços, ela poderá usar a lipoaspiração antes do lifting. Todo o procedimento é geralmente feito dentro de três horas.
Depois da cirurgia, você será avaliado e caso receba alta no mesmo dia, o que é provável, precisará de alguém para levá-lo para casa e para ficar com você durante a noite auxiliando na sua recuperação pós operatória imediata.
Recuperação da Braquioplastia
Enquanto você se recupera da cirurgia, pode ser necessário usar uma roupa de compressão para controlar o inchaço. Seu cirurgião plástico também pode inserir um dreno para absorver qualquer líquido ou sangue que se acumule após a cirurgia.
Instruções de cuidados pós-operatórios serão dadas pela doutora Rita e entregues impressos para serem levados para casa. Eles irão te ensinar como cuidar das suas cicatrizes, darão as orientações temporais de recuperação, quais medicamentos tomar, os principais sinais de alerta no pós cirúrgico e quando voltar para visitas de acompanhamento.
É fundamental eliminar tabaco e outras substâncias enquanto você se recupera de um lifting de braços em Lajeado. Fumar diminui o processo de cicatrização, o que aumenta o risco de desenvolver cicatrizes inestéticas e o risco de infecções.
Você deve poder voltar ao trabalho e retomar algumas atividades dentro de duas semanas. Dentro de seis semanas, você já deve ser liberado para retomar seu nível de atividade normal do dia a dia. Informe à doutora Rita Sotelo sobre qualquer dor fora do padrão e problemas que ocorram após o período inicial de recuperação.
Resultados
Contanto que o seu peso não flutue, você deve esperar que os resultados de seu lifting de braços em Lajeado durem por muitos anos. Porém, seu corpo continuará envelhecendo, incluindo sua pele. Isso pode levar a nova flacidez no futuro, sem nenhuma relação com a cirurgia de braços.
Após o procedimento, seu braço estará firme, mas a ação do tempo começará a agir a partir dali como agiria sem a realização da cirurgia.
Se você ganhar um peso considerável após a cirurgia e depois perder esse peso, a pele flácida tem grandes probabilidades de retornar.
Em qualquer cenário pós cirúrgico, essa frouxidão da pele dos braços será muito menos significativa do que caso você não tivesse passado pela cirurgia.
Mantenha-se próximo de seu cirurgião plástico
Tanto por segurança quanto na busca de resultados mais bonitos é importante retornar ao consultório do seu cirurgião plástico para avaliação e acompanhamento pós cirúrgico nas datas determinadas e sempre que você perceber qualquer alteração em seus braços.
Não hesite em contatar a Dra. Rita Sotelo quando tiver alguma dúvida ou preocupação.
Deixe sua mensagem ou ligue para (51) 3748-3761. Se preferir mande uma mensagem via WhatsApp para (51) 99730-9250.
Médicos Responsáveis
Dr. Nelson Sandoval
Cirurgião Geral
CRM-RS: 5.745 e RQE: 12.301
Dra. Rita Sotelo
Cirurgiã Plástica
CRM-RS: 28300 e RQE: 20640
www.clinicasotelo.med.br
Clínica Central Lajeado-RS
Rua Marechal Deodoro, 491 – Centro
Fone: (51) 3748.3761 / 99730.9250
Consultórios em Teutônia RS
Rua Dom Pedro II, 803 – Canabarro
Fone: (51) 3762.8461 / 997927465