Ginecomastia

Ginecomastia é o “inchaço” do tecido mamário em homens de todas as idades, causado por um desequilíbrio dos hormônios estrogênio e testosterona. Há também a condição chamada pseudoginecomastia, causada pelo aumento do tecido adiposo (gordura) nas mamas masculinas. A condição é como uma gordura localizada nas mamas, que causa efeito semelhante à ginecomastia por aumento glandular.

A ginecomastia masculina pode afetar um ou ambos os seios, às vezes de forma desigual. Recém-nascidos, meninos que passam pela puberdade e homens mais velhos podem desenvolver ginecomastia como resultado de mudanças normais nos níveis hormonais, embora também existam outras causas.

Geralmente não é um problema sério, mas pode ser difícil lidar com a condição, principalmente em relação à vaidade. Homens com ginecomastia podem sentir dor em suas mamas e sentirem-se envergonhados pela condição.

A condição pode desaparecer na adolescência. Se persistir, a medicação ou a cirurgia plástica podem ajudar.

ginecomastia

Sintomas

Inchaço da glândula mamária

Dor nas mamas (mastalgia)

Causas

A ginecomastia é desencadeada por uma diminuição na quantidade do hormônio testosterona em comparação com o estrogênio. A causa desta diminuição podem ser condições que reduzam a produção de testosterona ou alguma outra condição que aumente o nível de estrogênio. Várias coisas podem perturbar o equilíbrio hormonal, incluindo:

  • Mudanças hormonais naturais
  • Medicamentos
  • Drogas e Álcool
  • Produtos naturais presentes em xampus, sabonetes e loções
  • Condições de saúde como hipogonadismo, hipertiroidismo…
  • Idade

Tipos de Ginecomastia

A ginecomastia  se resume à presença de excesso de tecido na mama masculina. Esse excesso de tecido pode ser causado por aumento da glândula mamária e ou por aumento do tecido adiposo.

Existem três tipos:

Ginecomastia fisiológica – aquela que se apresenta em períodos naturais, como os recém-nascidos, meninos que passam pela puberdade e idosos.

Ginecomastia patológica – ocorre pela má regulação hormonal, ou seja, a diminuição de testosterona e aumento do estrogênio.

Pseudoginecomastia – advinda da obesidade. Não é causada por um aumento nas glândulas mamárias, mas dos depósitos de gordura nas mamas masculinas.

graus de ptose ginecomastia

Nos adultos, alguns fatores são responsáveis pelo aparecimento:

  • Envelhecimento
  • Doença (como o câncer)
  • Medicamentos
  • Drogas e Álcool

Essa condição médica não está relacionada à obesidade, mas pode coincidir com ela. A condição onde as mamas são aumentadas apenas por gordura localizada se chama pseudoginecomastia.

ginecomastia causas

Causas mais comuns

Ginecomastia da puberdade

Causada por alterações hormonais durante a puberdade é relativamente comum. Na maioria dos casos, o tecido mamário inchado desaparece sem tratamento dentro de seis meses a dois anos.

Ginecomastia em homens

A prevalência da condição aumenta novamente entre as idades de 50 e 69 anos. Pelo menos, 1 em cada 4 homens nessa faixa etária é afetado.

Medicamentos

Vários medicamentos podem causar ginecomastia masculina.

Incluídos aí:

  • Anti-andrógenos
  • Esteróides anabolizantes e andrógenos.
  • Medicamentos para a AIDS.
  • Medicamentos ansioliticos.
  • Antidepressivos tricíclicos.
  • Antibióticos
  • Medicamentos de úlcera
  • Quimioterapia
  • Medicamentos para o coração

Condições de Saúde

Várias condições de saúde podem afetar o equilíbrio normal dos hormônios e causar a condição:

Hipogonadismo: por interferir na produção normal de testosterona.

Envelhecimento: alterações hormonais que ocorrem com o envelhecimento principalmente em homens com sobrepeso.

Tumores: alguns tumores testiculares, das glândulas suprarrenais ou pituitária que alterem o equilíbrio hormonal.

Hipertireoidismo: onde a tireoide produz muito hormônio tiroxina.

E algumas outras condições menos prováveis.

Esteroides

Um dos fatores mais comuns ultimamente para a manifestação da ginecomastia é o uso de esteroides anabolizantes ou andrógenos para melhorar o desempenho atlético. A busca por um corpo perfeito pode gerar distúrbios hormonais sérios e causar a condição.

ginecomastia antes e depois

Complicações

A ginecomastia tem poucas complicações físicas, mas pode causar problemas psicológicos ou emocionais importantes causados ​​pela aparência.

Consulta e Diagnóstico

A Dra. Rita Sotelo lhe fará perguntas sobre seu histórico médico e o uso de medicamentos.

Logo depois será feito um exame físico com avaliação cuidadosa do tecido mamário. Caso exista desconfiança de que a ginecomastia masculina tem como fundo uma causa de saúde, ela poderá te encaminhar a um urologista ou endocrinologista em busca do tratamento ideal, antes de cogitar a cirurgia plástica estética.

Porém, isso é raro e em 99% dos casos a desregulação hormonal ou o acúmulo de gordura são mesmo as responsáveis pela condição.

Os exames pedidos pela Dra. Rita para avaliar a ginecomastia em seus pacientes costuma incluir:

  • Exames de “risco cirúrgico”
  • Ecografia das mamas

Tratamento

A maioria dos casos de ginecomastia regride com o tempo sem tratamento, principalmente nos adolescentes. Naqueles sem causa aparente para ginecomastia, a Dra. Rita Sotelo pode recomendar reavaliações periódicas a cada seis meses para verificar se a condição melhora sozinha.

Por isso, a cirurgia plástica estética é cogitada em pacientes que já passaram por esse período de avaliação e não tiveram a regressão da condição.

A Cirurgia Plástica

Existem basicamente 4 opções cirúrgicas para reduzir as mamas masculinas aumentadas:

Lipoaspiração : que remove o excesso de gordura das mamas masculinas, sem tocar nas glândulas mamárias. A lipoaspiração é indicada naqueles casos de pseudoginecomastia, onde o crescimento do tecido mamário se deu pelo acúmulo de gordura localizada nas mamas.

A cirurgia só é a indicação para homens que preservam boa elasticidade da pele mamária e com pequeno aumento das mamas, o que representa em torno de 70% das cirurgias. Para os outros 30% dos casos, as cirurgias contemplam:

Excisão da glandula mamária – Para pacientes cujo tecido glandular colabora no aumento e feminilização da mama, essa cirurgia é o único tratamento efetivo. Aqui, a Dra. Rita Sotelo usa sua expertise cirúrgica para fazer uma incisão discreta (em meia lua) ao redor da aréola, ajudando a garantir uma cicatriz discreta.

ginecomastia lipoaspiração

Combinações:

  • Para pacientes incomodados por uma combinação de tecido mamário glandular denso e excesso de gordura, uma combinação de lipoaspiração e excisão glandular é necessária para um contorno corporal eficaz.
  • Outra combinação possível é a lipoaspiração com lifting ou a excisão glandular com lifting (ressecção de pele): para aqueles que sofrem aumento e feminilização das mamas, mas que não teriam bom resultado apenas com a lipoaspiração ou excisão da glândula mamária, necessitando também da eliminação de pele em excesso para boa aparência no resultado final.

O principal benefício destes procedimentos de ginecomastia é a sua duração. Sofrer um aumento das mamas devido à obesidade ainda será possível, mas os homens que mantêm um estilo de vida saudável devem permanecer livres do excesso de tecido mamário e normalmente dizem adeus à ginecomastia para sempre.

ginecomastia retirada da glândula mamária

Na Clínica Sotelo, que fica em Lajeado, mas atende pacientes de cidades adjacentes como Lajeado, Estrela , Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Colinas, Imigrante, Bom Retiro do Sul, Teutônia, Paverama, Poço das Antas, Westfalia , Boa Vista do Sul e Fazenda Vilanova, toda a gama de opções para redução de mama masculina é explicada durante a consulta preliminar do paciente com a Dra. Rita Sotelo.

Perguntas e Respostas sobre Ginecomastia

O que é ginecomastia?

É uma condição médica que faz com que as glândulas mamárias dos homens aumentem. A mudança faz com que as mamas pareçam mais com os seios de uma mulher do que com o peitoral masculino. Existe ainda a pseudoginecomastia, que é o aumento das mamas por outros motivos que não o aumento glandular, sendo o mais comum (70% dos casos) o aumento de gordura localizada.

Por que eu tenho ginecomastia?

Uma variedade de fatores pode contribuir para o desenvolvimento da condição, mas geralmente é causada por flutuações hormonais durante a adolescência ou após os 50 anos de idade.

Como sei se tenho ginecomastia?

A ginecomastia masculina costuma ser fisicamente visível e pode ser difícil de esconder em alguns homens. O sintoma mais comum é o alargamento da área da mama, quando o tecido mamário se torna maior do que os 5 milimetros de diâmetro “padrão”.

A Dra. Rita Sotelo, nossa cirurgiã plástica chefe avaliará cuidadosamente o tecido mamário no exame físico, pedirá os exames padrão e ,no caso da ginecomastia, uma ecografia que ajudará no plano cirúrgico.

Em mais de 70% dos casos, os fatores para a ginecomastia são mesmo hormonais (ou de acúmulo de gordura) e a cirurgia plástica é mesmo a opção número 1 para o tratamento.

Como faço para me livrar da ginecomastia naturalmente?

No entanto, se você quer reverter a ginecomastia naturalmente, existem várias estratégias a considerar:

  • Fazer exercícios se concentrar na queima de gordura em vez de construir músculos nos casos de pseudoginecomastia (acúmulo de gordura nas mamas).
  • Moderar a dieta para eliminar alimentos que causam a produção de estrogênio, enquanto consome aqueles que ajudam a promover a produção de testosterona.
  • Evitar medicamentos que possam causar ginecomastia.
  • Evitar plásticos, herbicidas e pesticidas que possam conter substâncias químicas que possam interferir na produção de hormônios.

Quanto tempo dura a ginecomastia da puberdade?

Devido à mudança hormonal os adolescentes que passam pela puberdade geralmente experimentam a ginecomastia em algum nível. A condição pode ocorrer entre as idades de 10 e 12 anos e ocorre mais frequentemente entre meninos com idades entre os 13 e os 14 anos.

Em 20% dos indivíduos, a condição pode persistir mesmo depois de completados os 18 anos de idade. Ainda aqui deve-se esperar um pouco a regressão pois nem tudo é regra em termos de corpo humano. No entanto, a ginecomastia pubescente que se mantém além dos 20 anos de idade já indica a possibilidade de intervenção com cirurgia plástica se esse for o desejo do homem.

A ginecomastia desaparece?

Existem maneiras de minimizar a aparência da ginecomastia e isso geralmente começa com o controle dos seus níveis hormonais, particularmente aumentando sua produção de testosterona. Fazer exercício físico, manter uma dieta saudável e evitar os gatilhos da ginecomastia pode diminuir potencialmente o aparecimento de mamas feminilizadas.

Alguns homens também optam por cirurgia plástica, também conhecida como redução de mama masculina, como uma última tentativa para eliminar a ginecomastia. No entanto, saiba que toda cirurgia plástica é um procedimento invasivo que pode levar a certos efeitos colaterais e complicações. Discuta as opções com a Dra. Rita Sotelo, ela vai te deixar ciente dos dos potenciais riscos envolvidos.

ginecomastia cicatrizes

A ginecomastia dói?

A ginecomastia pode estimular a sensibilidade mamária e pode fazer com que a aréola ou a pele escura ao redor do mamilo cresçam em diâmetro. No entanto, não causa nenhuma dor severa.

Outros sinais de alerta a serem observados incluem inchaço persistente, sensibilidade e secreção mamilar. Se algum destes fatos ocorrerem, você pode precisar de um diagnóstico mais rigoroso para descartar outras doenças.

Qual é o melhor momento para se fazer uma cirurgia de ginecomastia?

A Dra. Rita Sotelo faz essa determinação com base no paciente e seu histórico. Em alguns casos, é apropriado para pacientes com idades entre 18 e 20 anos. Também é comum a Dra. Rita tratar homens mais velhos com ginecomastia, com o entendimento de que a idade pode afetar a elasticidade da pele, tornando menos provável que a pele se retraia após a cirurgia tradicional de ginecomastia com apenas lipoaspiração. A excisão de pele nesses casos é mais comum gerando uma cicatriz um tanto maior.

Quais são os melhores tratamentos cirúrgicos para ginecomastia?

As mamas aumentadas podem ter excesso de tecido adiposo (pseudoginecomastia) em vez de tecido mamário e, nesse caso, muitas vezes podem ser melhoradas apenas com dieta e exercícios.

Para tratar os mamilos inchados associados à ginecomastia, alguns pacientes precisarão de lipoaspiração combinada com a excisão da glândula mamária.

O melhor tratamento depende do que é melhor para cada paciente. Se você estiver considerando a cirurgia de ginecomastia, uma consulta com um cirurgião plástico certificado pela SBCP, como a Dra .Rita Sotelo, é a melhor maneira de determinar um plano de tratamento ideal.

Agende uma consulta

Deixe sua mensagem ou ligue para (51) 3748-3761. Se preferir mande uma mensagem via WhatsApp para (51) 99730-9250.

          

Médicos Responsáveis

Dr. Nelson Sandoval
Cirurgião Geral
CRM-RS: 5.745 e RQE: 12.301

 

Dra. Rita Sotelo
Cirurgiã Plástica
CRM-RS: 28300 e RQE: 20640
www.clinicasotelo.med.br

Clínica Central Lajeado-RS
Rua Marechal Deodoro, 491 – Centro
Fone: (51) 3748.3761 / 99730.9250

 

Consultórios em Teutônia RS
Rua Dom Pedro II, 803 – Canabarro
Fone: (51) 3762.8461

Rua Santos Dumont, 957 – Languiru
Fone: (51) 3762.1113