Facelift

Pensando em fazer um facelift ou, em bom português, uma ritidoplastia, a cirurgia plástica de rejuvenescimento facial? Se você tem mais de 45 anos, deve estar percebendo que o envelhecimento facial, é inevitável. Com o passar dos anos, é comum que a pele comece a ‘sobrar’ no rosto e no pescoço. “Pés de galinha” aparecem nos cantos dos olhos, linhas finas da testa se tornam vincos e, gradualmente, dobras mais profundas. No pescoço, a situação se confirma. A temida papada aparece abaixo do queixo, temidas dobrinhas ‘penduradas’ se convertem em ‘queixo duplo’ e bandas verticais aparecem na frente.

Genética, hábitos pessoais, força da gravidade, exposição solar e o passar da idade contribuem para o envelhecimento do rosto como um todo.

Com o envelhecimento da população, o facelift se tornou uma das cirurgias plásticas faciais mais comuns realizadas no Brasil ainda que os procedimentos não-cirúrgicos, como Botox e Preenchimento, tenham retardado o tempo ideal para realização da cirurgia.

facelift e ritidoplastia

Candidatos ao Facelift

Os melhores candidatos para cirurgia de lifting facial são pessoas que mostram alguns sinais de envelhecimento facial, mas ainda têm boa elasticidade da pele. Geralmente, isso inclui pessoas com idades por volta dos 43 aos 50 anos, embora as pessoas mais velhas, com 70 anos ou mais, ocasionalmente sejam boas candidatas ao procedimento.

Antes de fazer um facelift, você deve estar bem de saúde e ter expectativas realistas. Um facelift não vai apagar completamente os anos, o objetivo é obter uma aparência menos cansada e rejuvenescida.

facelift o que trata

Tipos de lifting facial existentes

É importante que, antes de qualquer procedimento, tenhamos conhecimento das possibilidades. O local da face a ser rejuvenescida pode variar de acordo com as necessidades de cada paciente.  Se a sua queixa é concentrada no pescoço, por exemplo, um lifting de terço inferior pode ser executado sem alterar a região dos outros terços, médio e superior (fronte).

Conheça as possibilidades da ritidoplastia:

Lifting frontal (facelift do Terço superior)

O lifting frontal trata principalmente a queda das sobrancelhas e ameniza as marcas de envelhecimento presentes na testa e entre as sobrancelhas, as dobrinhas glabelares.

Com o advento do Botox, a cirurgia se tornou menos praticada, pois essa substância trata a região com ótimos efeitos, elevando a cauda das sobrancelhas e eliminando ruguinhas horizontais e glabelares .

Facelift do terço médio

Trata o envelhecimento na região média da face, que inclui as bochechas, a boca e a região das pálpebras inferiores.  É nesta cirurgia que se dá atenção ao sulco naso-labial,o temido bigode chinês, fator de envelhecimento chave.

No procedimento, a Dra. Rita Sotelo não só elimina a pele excessiva, como reposiciona e molda as bolsas de gordura identificadas na face do paciente em conjunto com a remoção do excesso de pele.

A blefaroplastia, a cirurgia plástica das pálpebras, poderá ser associada neste procedimento, para resultados ainda melhores, em pacientes que apresentam bolsas de gordura abaixo dos olhos e pálpebras superiores caídas.

Facelift do terço inferior

O facelift, ou ritidoplastia do terço inferior, rejuvenesce a parte inferior da face, principalmente a região cervical, para pacientes com bandas no pescoço, papada e flacidez na região cervical.

Associada a lipoaspiração, muitas vezes, melhora sobremaneira o contorno facial.

terços da face lifting facial

Ritidoplastia Total

Além dos procedimentos separados por terços da face, que tratam determinadas queixas localizadas, a cirurgia de rejuvenescimento facial, ou ritidoplastia total permite corrigir todas as áreas durante um mesmo procedimento.

A Dra. Rita Sotelo ,ao te analisar durante consulta ,poderá determinar o procedimento mais indicado para o seu caso. Isso se dará de acordo com a sua condição de saúde, os objetivos e as técnicas disponíveis, cirúrgicas ou não.

Sua Consulta de Facelift

Se você já conhece um pouco dos benefícios do lifting facial, faça uma consulta com a Dra. Rita Sotelo.

Na consulta, você deve expor suas metas, o que quer mudar e porque deseja mudar. Ela perguntará sobre seu estado geral, histórico médico, sobre os medicamentos e suplementos usados e fará uma importante pergunta: você fuma?

Após um bate papo sobre os seus desejos pós procedimento, ela examinará mais de perto seu rosto e conversará de forma sincera sobre as melhores opções disponíveis.

Pode ser que você não precise de um facelift, e um procedimento menor, como Botox ou preenchimento, atinja seus objetivos.

A Dra. Rita pode sugerir pequenas alterações na cirurgia proposta, como o acréscimo de uma blefaroplastia , que potencialize os efeitos e melhore os resultados. Tudo depende do anseio do paciente.

Fotos da sua face, em diversas posições, serão tiradas para avaliar sua situação, ajudar no planejamento e para análise pós operatória dos resultados.

Também abordará com você os riscos e custos do procedimento.

mini lifting

Como se preparar para a Ritidoplastia

Você deve usar roupas confortáveis ​​no dia da cirurgia. Use uma blusa de botão, que não precise ser tirada pela cabeça. A Dra. Rita fará marcações importantes antes da cirurgia.

Planeje ter alguém que possa levá-lo para casa na volta e que possa ficar com você nas primeiras 48 horas.

Se você é fumante, siga as instruções entregues no fechamento da cirurgia e cumpra o pedido para parar de fumar no pré e pós cirúrgico, pelo tempo exato determinado. Parar de fumar ajuda no transcorrer da cirurgia e melhora os resultados que pode-se obter na cirurgia plástica de rejuvenescimento facial.

Alguns itens devem estar previamente prontos para melhor atender você na sua volta para casa:

  • Bolsas de água gelada para amenizar o inchaço.
  • Gaze, panos e toalhas limpas.
  • Medicamentos, pomadas e cremes prescritos
  • Camisas de botão soltas e confortáveis ​ para o período de recuperação

Se você trabalha, considere o tempo de folga que precisará. A maioria das pessoas pode voltar a trabalhar em 7 a 10 dias. A Dra. Rita Sotelo indicará o tempo exato.

Facelift: A Cirurgia

Como o rejuvenescimento facial é feito?

Existem inúmeras técnicas para realizar um facelift. Antigamente, o lifting envolvia simplesmente puxar a pele para reduzir as rugas. Embora eficazes a curto prazo, esse tipo de lifting ,baseado apenas na tração da pele , descobriu-se um procedimento de curta duração e que trazia artificialidade no resultado. Daí as “faces esticadas” de antigamente.

O grande avanço veio com o “lifting SMAS”. O facelift SMAS (sistema músculo-aponeurótico superficial) é a cirurgia da face na qual realiza-se um descolamento das estruturas profundas da face. O descolamento dos músculos faciais (SMAS e Platisma) permite o tratamento mais profundo das estruturas e é, teoricamente, mais eficaz e duradouro.

Após o descolamento da parte lateral do SMAS próximo às orelhas, levanta-se um retalho que é transposto para atrás das orelhas onde se fixa a estruturas ósseas profundas chamadas processos mastoideos, dando assim mais tensão ao terço inferior do pescoço.  Este método é provavelmente a forma mais comum de facelift feita hoje não resultando na aparência “puxada” de antigamente.

ritidoplastia facelift a cirurgia

Complicações Potenciais de um FaceLift

Como em qualquer cirurgia, existe o risco de complicações, incluindo infecção.

Contate a Dra. Rita imediatamente se:

  • Apresentar febre de 38 graus ou mais.
  • Tiver corrimento anormal, ou pus, em qualquer incisão cirúrgica.
  • Sentir dor extrema, sensibilidade, inchaço ou vermelhidão da área.
  • Os pontos saírem antes da Dra. Rita removê-los.

Recuperação

Após o seu lifting facial, são comuns hematomas e o inchaço que duram cerca de duas a três semanas. Algumas pessoas se recuperam mais rapidamente, enquanto outras avançam  mais lentamente. Isso é normal. Ainda que não queira sair em público durante esse período, você deve começar a se sentir bem já nos primeiros dias após a cirurgia.

A Dra. Rita Sotelo irá vê-lo várias vezes, durante o período de duas a três semanas para verificar a evolução da cicatrização e para remover os pontos. Posteriormente a esse período, as consultas de acompanhamento se afastam, mas novas consultas serão marcadas dentro do primeiro ano para garantir que tudo corra bem.

Novas fotografias serão tiradas no momento oportuno para comparação pré e pós operatória e ficam como documentação.

lifting facial antes e depois

Convênio x Rejuvenescimento facial: Custo do Lifting Facial

Os planos de saúde normalmente não cobrem cirurgias estéticas. Portanto, todos os custos devem ser cobertos de forma particular.

Os valores da ritidoplastia, incluem como em qualquer cirurgia, a equipe, o anestesista, a sala de cirurgia e recuperação e os cuidados de acompanhamento.

Perguntas e Respostas sobre Facelift

O que é um facelift?

Facelift é o procedimento de cirurgia plástica que visa corrigir e melhorar a área do rosto e pescoço. O procedimento pode rejuvenescer os terços médio (bochechas-boca) e superior (fronte-testa) da face e definir o pescoço, o terço inferior. No pescoço, corrige especificamente as bandas platismais que se desenvolvem além da pele flácida.

O lifting não melhora a qualidade nem a textura da pele. Para essas questões, a Dra. Rita Sotelo pode recomendar uma técnica de peeling para ampliar os resultados. Outra situação que não é resolvida com a ritidoplastia é a região dos olhos, podendo-se associar uma cirurgia plástica das pálpebras para remoção de bolsas sob os olhos e pálpebras caídas.

Quem é considerado um bom candidato para um facelift?

Os candidatos devem estar em bom estado geral. A Dra. Rita Sotelo requer que todos os pacientes que desejam se submeter a um procedimento de lifting facial tenham os exames pré-operatórios aprovados para o procedimento.

O candidato ideal para a ritidoplastia é aquele com sinais marcantes de envelhecimento, onde as alternativas de preenchimento de ácido hialurônico e gordura já não são suficientes. De todo modo, não se deve esperar muitos anos antes de se realizar o facelift, pois pacientes em uma idade mais jovem geralmente apresentam melhores resultados. A razão é que quanto mais jovem o paciente, melhor qualidade de pele e músculo se tem para amplificar os resultados da cirurgia.

Embora não haja número ideal, a maioria dos pacientes apresenta sinais significativos de envelhecimento aos 45 anos.

Há alguma limitação para o a ritidoplastia?

Infelizmente, a cirurgia plástica de rejuvenescimento facial não pode parar o processo de envelhecimento. Uma ritidoplastia também não altera a qualidade ou a textura da pele. O lifting, no entanto, pode dar ao paciente uma aparência mais descansada e rejuvenescida.

Uma pergunta comum que os pacientes fazem à Dra. Rita Sotelo é: “Quantos anos mais jovem eu vou parecer?” Não se pode responder essa pergunta com precisão, mas certamente a cirurgia de face pode permitir que a maioria dos pacientes pareça dez anos mais jovens ou até mais.

Como é a consulta de facelift?

A Dra. Rita Sotelo, que atende em Lajeado e adjacências como Estrela, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Colinas, Imigrante, Bom Retiro do Sul, Teutônia, Paverama, Poço das Antas, Westfalia , Boa Vista do Sul, Fazenda Vilanova  irá realizar uma consulta de aproximadamente uma hora.

Ela conversará à princípio sobre seu interesse e então examinará você, prestando muita atenção aos sinais específicos de envelhecimento facial. Ela fará as recomendações e explicará, em todos os detalhes, as técnicas que podem ser usadas. Em seguida explicará que tipo de anestesia deve ser usada e descreverá todo o processo desde o pré-operatório até a recuperação.

Na Clínica Sotelo acreditamos firmemente que o paciente submetido a qualquer procedimento deve saber exatamente o que vai ser feito, como e porquê.

Onde é realizada a cirurgia plástica?

As nossas cirurgias plásticas , como a ritidoplastia, são realizadas em na própria clínica Sotelo e apresenta centro cirúrgico com a mais alta tecnologia . Aqui, temos uma equipe completa com anestesiologistas de alto padrão e grande experiência.

Que tipo de anestesia é usada para um facelift?

A cirurgia de rejuvenescimento facial completa é realizada com anestesia local e sedação , mas poderá ser realizada sob anestesia geral.

Como é realizado o procedimento de rejuvenescimento facial?

A cirurgia de rejuvenescimento facial utiliza algumas incisões. Elas se localizam ao redor da orelha e no couro cabeludo, de forma a ficarem escondidas em áreas específicas, de modo que se tornam imperceptíveis quando cicatrizadas.

O facelift SMAS (sistema músculo-aponeurótico superficial) é a cirurgia da face de preferência da Dra .Rita Sotelo. Nela, realiza-se um descolamento das estruturas profundas da face. O SMAS é então tracionado, apenas na medida certa. A pele em excesso é então retirada e a incisão fechada com pequenos pontos.

A lipoaspiração pode ser envolvida na cirurgia de terço inferior para reduzir a papada e uma pequena incisão se localiza abaixo do queixo.

As técnicas da Dra. Rita Sotelo garantem  uma face mais lisa e um pescoço muito suave com resultado muito natural.

Qual é o tempo cirúrgico para um facelift?

A Dra. Rita  leva por volta de três a quatro horas para realizar o procedimento de lifting facial completo.

Onde estão as incisões feitas para um facelift?

A Dra. Rita Sotelo toma muito cuidado para localizar as incisões em certas curvas e cantos, para que se tornem imperceptíveis quando cicatrizadas. Na área da orelha, a incisão fica em posição “pré-auricular”, o que significa que ela fica atrás da minúscula cartilagem que se localiza bem na frente da orelha. Atrás da orelha, a incisão fica dentro do vinco e depois no couro cabeludo.

Há cicatrizes  na ritidoplastia?

Sempre que uma incisão é feita na pele, há uma cicatriz. Dito isto, há cicatrizes visíveis e cicatrizes imperceptíveis. As cicatrizes que resultam de um facelift são bastante disfarçadas pois ocorrem no couro cabeludo ou junto às orelhas, nas dobras naturais. Alguns fatores tornam uma cicatriz mais estética e todas as técnicas para isso serão usadas pela Dra. Rita, como não colocar nenhuma tensão na pele, fazer o movimento de”puxar” no SMAS e a utilização de pontos muito pequenos para fechar as incisões.

facelift procedimento cicatrizes

Há muita dor com uma cirurgia de rejuvenescimento facial?

A maioria dos pacientes submetidos a um procedimento de lifting facial com a Dra. Rita não sentem muita dor. Medicação analgésica ajudará com qualquer desconforto que você possa ter.

É preciso acompanhantes em casa para me auxiliarem depois do lifting facial?

Sim, é importante haver alguém com você nos primeiros 2 dias após um facelift. Recomendamos que os pacientes providenciem ajuda pós-cirúrgica de familiares ou amigos.

Como é a recuperação depois de um facelift?

A recuperação para o procedimento de lifting facial é bem tranquila. O paciente provavelmente poderá voltar para seu domicílio no mesmo dia. A primeira noite é passada na cama, com dois travesseiros para elevar a cabeça. Haverá um curativo. Na manhã do dia pós alta hospitalar, a Dra. Rita te receberá para uma consulta. O curativo será removido, o que dará alívio imediato.

O paciente retornará ao consultório por volta de cinco dias depois. Nesta visita, os pequenos pontos sob o queixo e os da frente da orelha serão removidos. Após esta visita, você verá que uma boa parte do inchaço diminuirá e qualquer hematoma começará a desaparecer. A próxima consulta será dez dias depois. Nesta visita, A Dra. Rita Sotelo irá remover os pontos atrás das orelhas. A maioria dos pacientes pode retornar à atividade normal, ao trabalho ou à escola em 14 dias e já estará muito apresentável nesse estágio.

Os exercícios podem ser retomados 3 semanas após a cirurgia.

Quando poderei voltar ao trabalho depois do meu lifting?

A maioria dos pacientes submetidos a um rejuvenescimento facial podem voltar a trabalhar em 14 dias.

Quanto tempo depois do meu facelift poderei me exercitar?

Em três semanas, se tudo correr bem na recuperação.

Quais são os riscos ou complicações associados à ritidoplastia?

É raro ter complicações após um lifting. No entanto por ser um procedimento cirúrgico algumas situações podem ocorrer. Algumas das complicações associadas a um lifting facial são: sangramento, cicatrização, infecção, lesão nervosa e má cicatrização. Isso tudo será discutido com você em consulta.

Meu convênio cobre o custo de um facelift?

Os planos de saúde normalmente não cobrem cirurgias plásticas. O preço de um facelift depende de vários fatores como: o terço facial em que é executado, as condições do paciente, o local de escolha para a cirurgia…

Os resultados de um facelift são permanentes?

Depende um pouco da sua definição de permanente. Uma vez executada a cirurgia os resultados se estabelecem e não há uma perda rápida. Mas, como se sabe, o processo de envelhecimento não vai parar. Assim, você se parecerá mais jovem após o facelift porém é difícil dizer quanto tempo regredirá na aparência e mais ainda difícil é definir quanto durará o rejuvenescimento facial, já que todos envelhecem de forma diferente.

Agende uma consulta

Deixe sua mensagem ou ligue para (51) 3748-3761. Se preferir mande uma mensagem via WhatsApp para (51) 99730-9250.

          

Médicos Responsáveis

Dr. Nelson Sandoval
Cirurgião Geral
CRM-RS: 5.745 e RQE: 12.301

 

Dra. Rita Sotelo
Cirurgiã Plástica
CRM-RS: 28300 e RQE: 20640
www.clinicasotelo.med.br

Clínica Central Lajeado-RS
Rua Marechal Deodoro, 491 – Centro
Fone: (51) 3748.3761 / 99730.9250

 

Consultórios em Teutônia RS
Rua Dom Pedro II, 803 – Canabarro
Fone: (51) 3762.8461

Rua Santos Dumont, 957 – Languiru
Fone: (51) 3762.1113