Prótese de Mama – Tipos de Incisão e Cicatriz

As mulheres interessadas na cirurgia plástica de prótese de mama devem avaliar diversos fatores antes do procedimento. Tamanho, superfície, forma e projeção das próteses de silicone são alguns desses fatores. Outro fator muito importante e que diz respeito diretamente ao resultado de uma mamoplastia de aumento é a incisão e sua respectiva cicatriz.

Criamos esse artigo para te ajudar a entender as escolhas do seu cirurgião plástico e as vantagens e desvantagens de cada incisão e a cicatriz resultante.

Neste post vamos cobrir as possíveis localizações das cicatrizes (ou opções de incisão) e as melhores escolhas de acordo com a experiência de anos na técnica.

colocacao protese a cirurgia protese mamaria

A Cicatriz da Prótese de Mama

A cirurgia de prótese de mama, como qualquer cirurgia, requer que uma incisão seja feita, pelo seu cirurgião plástico. Uma vez que a abordagem cirúrgica esteja concluída e o implante esteja no lugar, a incisão é fechada com suturas. Esta incisão geralmente resulta em uma cicatriz fina e pouco perceptível depois de alguns meses.

A localização da cicatriz é uma questão importante para se discutir com seu cirurgião plástico antes da sua cirurgia de colocação de prótese de mama. Abaixo descrevemos as 3 principais opções disponíveis, com algumas informações sobre cada uma delas.

Incisão inframamária

A cicatriz final final da incisão inframamária fica na dobra natural da mama, o sulco inframamário. O comprimento dessa cicatriz pode variar de 5 a 8 cm dependendo do tipo e tamanho do implante utilizado. Esta é, junto com a periareolar, a incisão mais comum usada entre cirurgiões plásticos certificados pela SBCP. É considerada uma das abordagens mais confiáveis em cirurgia de aumento de mama.

Incisão periareolar

Na incisão periareolar, a cicatriz é colocada na borda da aréola, geralmente na metade inferior em forma de meia lua. Esta incisão pode fornecer excelente camuflagem, pois a cicatriz fica em uma borda natural entre tons de pele naturalmente diferentes, é completamente escondida em biquinis e provavelmente não poderá ser vista facilmente num olhar casual de seu parceiro, mesmo com as mamas despidas.

Essa abordagem é a preferida da Dra. Rita Sotelo, pois esconde melhor a cicatriz e tem baixíssima incidência de queloide ou cicatrizes hipertróficas, que ficam muito visíveis no sulco, caso o processo de cicatrização fuja do desejado.

Incisão transaxilar

Esta abordagem através da axila é mais tecnicamente exigente do que as duas abordagens anteriores. A maioria dos cirurgiões concorda que o uso de um endoscópio é benéfico para melhorar a visualização, especialmente se o implante for colocado sob o músculo peitoral maior. A trabalhabilidade, em termos de localizar, ajustar e conferir o bom posicionamento da prótese durante a cirurgia, também é dificultado com essa técnica devida a distância do local de entrada e ajuste.

Embora a ideia de ter uma cicatriz praticamente oculta aos olhos e localizada longe das mamas seja atraente, há algumas desvantagens que tornam essa abordagem menos comum que as abordagens inframamária e periareolar.

As desvantagens incluem o aumento do tempo cirúrgico e a necessidade de se fazer uma incisão diferente caso o paciente precise de outra cirurgia de mama, como a troca da prótese por contratura capsular.

cicatriz protese mamaria de silicone

Qual é a melhor incisão para a mamoplastia de aumento?

O procedimento cirúrgico cosmético mais comum realizado no Brasil e em praticamente todo o mundo, com base em estatísticas recentes, é mesmo a de prótese de mama. Ao planejar um aumento de mama, há muitas decisões importantes a serem tomadas, como tipo e tamanho do implante, colocação do implante acima ou abaixo do músculo e localização da incisão.

Invariavelmente, durante a consulta, a pergunta mais feita é: “qual é a melhor incisão doutor?” Não há uma só resposta correta para esta pergunta, mas na opinião da Dra. Rita Sotelo, a cicatriz periareolar atende todas as expectativas em relação à redução de visibilidade e facilidade para introdução e colocação da prótese.

Atualmente, existem 3 opções aceitáveis ​​para as incisões, como dito acima: incisão axilar, periareolar (ao redor da aréola) e a do sulco inframamário. O trabalho mais importante que se tem como cirurgião plástico na colocação de implantes é criar uma loja (espaço de locação da prótese) muito precisa para o implante.

Quando essa loja, que nada mais é que um espaço para alocar a prótese, não é criada com precisão, o implante pode se deslocar, resultando em mal posicionamento. A única correção para este problema é a cirurgia de revisão.

É uma crença comum entre os cirurgiões plásticos, que as incisões através da axila proporcionam menos controle e estão associadas a uma taxa mais elevada de mau posicionamento.

Isso faz todo sentido já que se opera a partir de uma distância maior; tornando a locação da prótese na loja mais imprecisa. Além disso, há estudos mais recentes que sugerem que essas incisões também podem ter uma taxa mais alta de contratura capsular.

Por estas razões, acredita-se que não é uma boa ideia usar essas duas incisões, pois qualquer possível vantagem cosmética, de esconder ou minorar a cicatriz, não vale um risco elevado de maiores problemas, como mal posicionamento ou necessidade de substituição da prótese de mama por contratura capsular.

Cicatriz Ideal da Prótese Mamária

Portanto, existem duas ótimas opções para cirurgia plástica de prótese de mama: as incisões periareolar (em volta da aréola) e do sulco inframamário (sob a dobra de mama).

Ambas as opções oferecem excelente acesso e visualização para criar uma loja precisa para o implante. Para pacientes com uma aréola grande o suficiente, que tenham uma borda com bom contraste de cores, a cicatriz periareolar pode ser quase imperceptível.

A cicatriz inframamária pode exigir mais habilidade no planejamento correto, mas quando esta cicatriz é bem localizada na dobra mamária, ela também pode ser bastante difícil de ser vista.

Embora muitos cirurgiões plásticos compartilhem de crenças diferentes quanto ao posicionamento da incisão na prótese de mama, todas as 2 incisões são consideradas opções bastante razoáveis ​​para a colocação de implantes de silicone.

Um cirurgião plástico deve estar pessoalmente pronto para usar outras incisões, que não a sua preferencial, pois cada paciente é único, com diferentes conjuntos de variáveis ​​que precisam ser consideradas com cuidado.

Se você estiver interessada na cirurgia de prótese de mama, consulte um cirurgião plástico certificado que possa explicar melhor todas as questões relacionadas à seleção de incisões, suas cicatrizes resultantes e que possa determinar a melhor abordagem para o seu caso.

Posts recentes

Deixe sua mensagem ou ligue para (51) 3748-3761. Se preferir mande uma mensagem via WhatsApp para (51) 99730-9250.

          

Médicos Responsáveis

Dr. Nelson Sandoval
Cirurgião Geral
CRM-RS: 5.745 e RQE: 12.301

 

Dra. Rita Sotelo
Cirurgiã Plástica
CRM-RS: 28300 e RQE: 20640
www.clinicasotelo.med.br

Clínica Central Lajeado-RS
Rua Marechal Deodoro, 491 – Centro
Fone: (51) 3748.3761 / 99730.9250

 

Consultórios em Teutônia RS
Rua Dom Pedro II, 803 – Canabarro
Fone: (51) 3762.8461 / 997927465