Mastopexia

Mastopexia, também conhecida como lifting de mama, é um procedimento de cirurgia plástica, no qual as mamas de uma mulher são levantadas e firmadas para oferecer aspecto mais jovem e equilibrado. Pode ser feita com ou sem o auxílio de próteses de silicone, situação em que o procedimento se torna conhecido como ‘mastopexia com prótese’.

O lifting, que significa literalmente elevação, da mama é conseguido removendo-se a pele em excesso, que é responsável pela flacidez e “apertando” o tecido que envolve as mamas para dar nova forma e sustentação aos seios.

A mastopexia pode ser feita em apenas uma das mamas para corrigir uma ptose (queda) unilateral, ou ser feita bilateralmente para devolver a vitalidade e a estética de mamas caídas.

mastopexia

Por que Fazer

É natural que os seios de uma mulher mudem com o tempo e existem muitos fatores que podem contribuir para seios caídos e flácidos.

Muitas de nossas pacientes podem ter se sentido bem com seus seios durante a gravidez e o período de amamentação, mas agora sentem eles “esvaziados”. As pacientes de mastopexia mais comuns no consultório da Dra. Rita Sotelo terminaram de amamentar e estão cansadas ​​de sentir que precisam sempre usar sutiãs devido à flacidez dos seios.

Muitas de nossas pacientes não querem aceitar essas mudanças, mas elas realmente ocorrem. São decorrentes do aumento de volume durante o período de gestação e amamentação e o consequente ‘esvaziamento’ posterior.

As razões mais comuns associadas à queda de plenitude das mamas é a perda da elasticidade da pele, responsável número 1 pela sustentação dos seios.

As razões para isso podem ser diversas, como:

  • Gravidez
  • Amamentação
  • Flutuações de Peso (e perda de peso significativa)
  • Idade
  • Gravidade
  • Genética

Todos esses fatores são parte natural da vida e alguns inevitáveis.

mastopexia ptose das mamas caídas

A Mastopexia

Mulheres que procuram maneiras de melhorar a aparência de seus seios têm várias opções disponíveis hoje em dia. A cirurgia plástica de mama, em geral, é chamada de mamoplastia. As mamoplastias podem ser de redução, aumento ou elevação, quando são chamadas de mastopexia.

Pacientes de mastopexia, em geral, são mulheres que estão incomodadas por seios caídos e flácidos, que afetam sua confiança e as impedem de usar certos tipos de roupas, principalmente aquelas mais decotadas.

A cirurgia de mastopexia pode restaurar as mamas, redefinindo a forma e fazendo-as voltar a um tempo passado mais jovem e firmes.

Mastopexia com Prótese

Em alguns casos onde o simples elevar e reposicionar das mamas não é suficiente para a paciente, é comum que o lifting de mamas seja feito em conjunto com um aumento dos seios. A cirurgia concomitante é feita aproveitando o mesmo tempo cirúrgico e oferecendo ótimos resultados. A chamada mastopexia com prótese melhora ainda mais o contorno das mamas, oferecendo volume, ajustando o contorno e reposicionando aréolas que apontam para baixo.

mastopexia com protese

Prótese de Silicone

Há situações, mais raras, onde as mamas podem ser elevadas e ganharem um novo contorno apenas com a inclusão de próteses de silicone. Mulheres com pouca ptose, ou seja, pouca queda das mamas, podem se beneficiar com o ‘efeito lifting’ causado pela oferta de volume da introdução das próteses. Nesses casos, ‘de sorte’, não há a necessidade das incisões e cicatrizes geradas pela mastopexia.

Candidatos à Mastopexia

A melhor candidata para a cirurgia de elevação das mamas é aquela mulher que está perto de seu peso ideal, saudável e não é fumante.

Uma das recomendações mais importantes e que torna uma mulher a candidata perfeita é o fato de seguir a risca a restrição de parar de fumar antes da cirurgia. A nicotina pode interferir no suprimento de sangue e no processo de cicatrização, tão importantes em qualquer cirurgia e vitais na mastopexia, que exige cicatrizes lisas e o mais discretas possíveis em um “lugar nobre” do corpo.

É importante também ter expectativas realistas dos resultados que podemos alcançar com a cirurgia de mastopexia. A Dra. Rita sempre deixa claro à todas as suas pacientes que a mastopexia é capaz de devolver mamas firmes e “no lugar”, mas que o volume só pode ser aumentado com próteses. Em consulta ela deixará claras as possibilidades e te informará o que é possível ou não na mastopexia, se necessário apresentando próteses que ajudem a atingir os resultados sonhados.

Outra lembrança importante é a de que a cicatriz é inevitável, e que de acordo com o grau de ptose e do estado da aréola, ela será cada vez maior. De toda forma, o lifting de mamas é sempre feito pensando criteriosamente na qualidade das cicatrizes e em como minimizá-las.

Toda mastopexia é uma opção entre mamas firmes e bonitas com pequenas ou grandes cicatrizes à mamas flácidas. Uma questão de escolha que as pacientes devem ter bem delineadas.

O momento ideal

Um período de 6 meses após a interrupção da amamentação, quando as mamas podem voltar ao seu estado natural é fundamental para se pensar na intervenção cirúrgica.

Estar em boa saúde, física e mental, também é necessário para melhores resultados, e se você é responsável por cuidar de uma criança pequena e não tem ajuda, pode ser apropriado esperar seu filho(a) atingir os 2 anos para que sua recuperação após a cirurgia seja mais tranquila e você não venha a comprometer os resultados.

Sua agenda também é uma consideração importante. Embora a recuperação de uma elevação de mamas seja surpreendentemente tranquila, você precisará de uma folga para a recuperação pós-cirurgica. Leva de uma a duas semanas para voltar às atividades normais e de três a quatro semanas para retornar a um estilo de vida mais ativo.

Aréolas

Um procedimento de mastopexia pode fazer mais do que levantar e reajustar as mamas femininas. Em algumas mulheres, a aréola (o rosado entorno do mamilo) pode aumentar com o tempo. O tamanho e a forma da aréola de uma mulher também podem ser tratados durante o lifting de mamas.

Preparação para a Cirurgia

É importante que você não esteja tomando nenhum medicamento que ‘afine’ o sangue antes de sua cirurgia como aspirina. A Dra. Rita Sotelo te dará uma lista de medicamentos e o período de tempo de interrupção antes da cirurgia. Se você é fumante, não deve fumar por 4 semanas antes da cirurgia e por 8 semanas depois. Escolha uma blusa solta no dia da cirurgia. Providencie para que um amigo ou familiar o acompanhe até a cirurgia e permaneça com você 24 horas após a cirurgia.

A cirurgia

Antes da cirurgia, a Dra. Rita discutirá com você onde as incisões serão feitas e fará a localização das incisões, medindo e demarcando com caneta apropriada. Uma vez no Centro Cirúgico, você receberá anestesia para manter-se desacordada durante a cirurgia.

A forma das incisões pode variar enormemente na mastopexia. Elas podem ser desde uma pequena lua crescente no contorno superior da aréola até desenhos mais complexos.

mastopexia pequena ptose

Nas mastopexias completas (aquelas com ptose severa e aréolas alargadas) , é feita uma incisão ao redor da aréola, descendo pela frente da mama desde a parte inferior da aréola até a dobra da mama e, possivelmente, no sulco da mama.

Depois que a incisão é feita, o excesso de pele da mama é removido e o mamilo é movido para a posição correta mais elevada, tudo seguindo as demarcações pré cirúrgicas. Todas as incisões são fechadas com pontos que são localizados internamente.

Um sutiã cirúrgico é então colocado ao final da mastopexia para sustentação das mamas.

Em geral, a cirurgia envolve estas etapas:

  1. Com auxílio de instrumentos de medição você será marcada pela Dra. Rita Sotelo, ainda na posição de pé, para determinar a nova posição correta dos mamilos.
  2. Já no Centro Cirúrgico, você receberá a anestesia geral e ficará dormindo durante o procedimento.
  3. Seguindo as marcações, a Dra. Rita Sotelo fará uma incisão ao redor da aréola. O corte geralmente se estende pela frente da mama, ao redor da aréola até o sulco mamário.
  4. Ela então eliminará o excesso de pele e posteriormente moverá suas auréolas para a posição correta. Também reduzirá o tamanho das aréolas para o mais apropriado.
  5. Finalmente a Dra. Rita fechará as incisões com suturas deixando as mamas em posição ideal.

mastopexia como funciona

Recuperação

É esperado um pouco de dor nos seios após a cirurgia. O uso de antibióticos para prevenir infecções e medicação para a dor, se necessário, são indicações comuns após uma mastopexia.

Você pode aplicar compressas de gelo em seus seios para melhorar a dor e o inchaço. Nos primeiros dias após a cirurgia a recomendação é que se durma de barriga para cima.

É importante usar apenas o sutiã cirúrgico até o prazo estabelecido pós cirurgia, que costuma ser de duas a três semanas e a elevação dos braços acima da cabeça deve ser evitada nas duas primeiras semanas. Você deve evitar também qualquer trabalho pesado e atividade extenuante por duas a quatro semanas.

A sua primeira visita pós-operatória será cerca de uma semana após a cirurgia e, neste momento, o curativo das incisões será trocado. Você poderá tomar banho 2 dias após a cirurgia, mas deve evitar esfregar as incisões. Espera-se que seus seios permaneçam inchados por três a cinco semanas após a cirurgia.

Mastopexia Preço

O custo da mastopexia pode variar de acordo com muitos fatores. O grau de ptose das mamas, que define o tipo de cirurgia ideal para o seu caso, é um dos fatores a ser levado em consideração. Por isso é improvável que o preço dessa cirurgia não seja personalizado somente após consulta.

De toda forma o fator que mais influencia o valor do procedimento é a experiência do cirurgião plástico responsável pelo procedimento e sua equipe. Opte por um profissional SBCP, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica que congrega os profissionais de cirurgia plástica.

A Dra. Rita Sotelo tem experiência de anos no lifting de mamas e mantém sua clínica particular, a Clínica Sotelo, na região de Lajeado, atendendo pacientes de regiões próximas como Estrela , Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Colinas, Imigrante, Bom Retiro do Sul, Teutônia, Paverama, Poço das Antas, Westfalia , Boa Vista do Sul e Fazenda Vilanova.

Não deixe que o preço da mastopexia seja o primeiro fator em sua decisão.

Além dos custos da cirurgia, você pode ter que pagar separadamente por:

  • exames médicos
  • medicamentos de prescrição
  • acessórios pós-cirúrgicos, como roupas especiais

 Riscos

Existem riscos associados à qualquer cirurgia, com a mastopexia não é diferente. Apesar de raros, é importante que você conheça as possibilidades para prevenção e cuidados imediatos.

Caso um desses problemas se apresente ligue imediatamente para a Clínica Sotelo ou no celular da nossa cirurgiã plástica.

  • Como qualquer cirurgia, a mastopexia acarreta risco de sangramento e infecção.
  • Cada indivíduo tem diferentes formas de cicatrização. É possível que você tenha cicatrizes espessas, dolorosas ou queloides. Fique atento ao máximo cuidado no pós operatório.
  • Ocasionalmente, as incisões se abrem um pouco após a cirurgia e podem exigir maiores cuidados, por várias semanas, após a cirurgia.
  • É possível ter uma certa assimetria perceptível das mamas após a cirurgia. Ocasionalmente, um procedimento adicional é necessário para corrigir essa assimetria, quando ela é exagerada.
  • É possível ter aumento, diminuição ou falta de sensibilidade nos mamilos após a cirurgia.
  • Uma complicação muito rara da mastopexia é a perda parcial ou total de um mamilo se o suprimento de sangue para o mamilo for comprometido durante a cirurgia.

Perguntas e Respostas sobre Mastopexia

O que é mastopexia?

A mastopexia, ou lifting de mama, tem a finalidade de levantar os seios e reposicionar os mamilos para a posição mais estética.

Eu sou um candidato para mastopexia (lifting de mama)?

Se você não tem problemas sérios de saúde, não tem tendência a cicatrizes queloides, tem pele com boa elasticidade e notou que seus seios cederam por qualquer motivo ou que os efeitos do envelhecimento estão afetando a beleza de suas mamas, você pode ser uma boa candidata à mastopexia. A candidata ideal deve ser emocionalmente estável e ter expectativas realistas para a cirurgia de mastopexia.

Quando a mastopexia é realizada?

As mulheres muitas vezes procuram uma mastopexia após o período de gravidez com ou sem amamentação. Outro fator que faz a procura ser grande é a perda de muito peso. Essas são as principais situações que causam um esvaziamento do volume das mamas, e que geram muita flacidez.

Outras vezes as mamas caem com a idade ou o próprio fato de se usar ou não sutiã. A mastopexia tem como objetivo fazer uma mama flácida voltar à sua aparência mais firme e jovem.

Se você está planejando ter filhos, é recomendável adiar sua cirurgia de mastopexia até que tenha certeza de ter completado sua família, já que outra gravidez pode levar a necessidade de outra mastopexia.

A mastopexia pode ser realizada em qualquer idade, se você estiver com boa saúde e atender a certos critérios emocionais.

Como se dá uma consulta típica para mastopexia?

Em sua consulta inicial a Dra. Rita Sotelo, chefe da cirurgia plástica da Clínica Sotelo, irá medir seus seios e determinar uma posição pós-operatória natural e esteticamente agradável para seus seios com especial atenção para a aréola. Ela levará em conta a condição da sua pele (elasticidade e espessura) e sua idade para determinar o melhor tipo de mastopexia.

Às vezes a Dra. Rita poderá oferecer a opção de inserir uma prótese de silicone para ajudar nos resultados. Os detalhes de como a mastopexia é realizada e as cicatrizes resultantes do tipo de mastopexia serão passados a você juntamente com os possíveis riscos e as complicações envolvidas. Depois de aprovada a cirurgia, as instruções de cuidados pré e pós-operatórios serão orientados.

A consulta é a melhor oportunidade de fazer qualquer pergunta e levantar quaisquer preocupações, que você possa ter antes de decidir se deve mesmo se submeter a uma mastopexia.

Fique tranquila, a Dra. Rita também discutirá com você todos os valores que envolvem a cirurgia e o acompanhamento, para que você não fique surpresa com custos ocultos.

Quais são as diferentes técnicas de lifting de mama?

É o grau de ptose a principal fonte de informação para determinar o procedimento de mastopexia mais adequado.

Quando uma pequena ptose está presente, uma mastopexia crescente pode ser realizada, muitas vezes em conjunto com o aumento dos seios. A mastopexia crescente exige a remoção de uma meia lua de pele acima da aréola, realocando o mamilo mais para cima e suturando-o no lugar. Isso cria um ligeiro lifting (elevação) para pacientes com leve ptose.

O Lifting Benelli é considerado menos invasivo e foi projetado para gerar uma cicatriz ao redor de toda a aréola. Com o Lifting Benelli, uma porção de tecido em forma de rosca ao redor da borda da aréola é removido e o tecido ao redor é suturado à aréola.

A mastopexia em pirulito é parecida com a anterior, mas com uma incisão reta se estendendo de baixo da aréola até o sulco mamário. Esta técnica é para mulheres que têm ptose média.

Uma mastopexia completa ou um lifting de mama completo usa uma incisão em forma de âncora que começa na base da aréola com ou sem circunscrever o perímetro dela, verticalmente até onde a mama encontra a caixa torácica. A incisão então elimina a pele de uma grande região em forma de meia lua do sulco mamário até a lateral da aréola. O reposicionamento do mamilo é necessário com esta técnica, pois o mamilo deve ser relocado durante o procedimento. Esta é considerada uma técnica para seios com flacidez grave.

As cicatrizes esmaecem com o tempo em todas as cirurgias, mas não espere que elas desapareçam completamente. Sua colaboração na formação de cicatrizes de boa qualidade é essencial. Atente ao bom descanso e evite tudo que lhe foi pedido para evitar durante o período de recuperação.

tipos de mastopexia cicatriz da mastopexia

O que devo esperar no pós-operatório?

Uma fita especial é geralmente colocada sobre as suturas para ajudar a proteger a ferida. Seu sutiã pós cirúrgico deve ser usado continuamente por até 2 meses.

Geralmente, há muito pouca dor após a elevação de mamas e apenas um inchaço moderado. A paciente pode retornar a trabalhos de escritório, sem esforços, em 3 a 4 dias, a menos que o trabalho envolva flexão ou elevação dos braços.

É bastante normal ter perda de sensibilidade temporária no mamilo e na pele das mamas devido ao inchaço. Não se preocupe. O inchaço bloqueia a capacidade dos nervos de enviar e receber mensagens de dor e pressão do cérebro.

A maioria das sensações retorna normalmente dentro de 1 a 3 meses, embora possa levar um ano ou mais.

Deixe sua mensagem ou ligue para (51) 3748-3761. Se preferir mande uma mensagem via WhatsApp para (51) 99730-9250.

          

Médicos Responsáveis

Dr. Nelson Sandoval
Cirurgião Geral
CRM-RS: 5.745 e RQE: 12.301

 

Dra. Rita Sotelo
Cirurgiã Plástica
CRM-RS: 28300 e RQE: 20640
www.clinicasotelo.med.br

Clínica Central Lajeado-RS
Rua Marechal Deodoro, 491 – Centro
Fone: (51) 3748.3761 / 99730.9250

 

Consultórios em Teutônia RS
Rua Dom Pedro II, 803 – Canabarro
Fone: (51) 3762.8461

Rua Santos Dumont, 957 – Languiru
Fone: (51) 3762.1113