Ritidoplastia – Perguntas e Respostas – FAQ
A Cirurgia de Facelift, ou ritidoplastia é um procedimento cirúrgico que melhora os sinais visíveis de envelhecimento na face (e pescoço). À medida que os indivíduos envelhecem a região do rosto começa a perder gordura e tônus. A ritidoplastia não pode parar o processo de envelhecimento, mas ela pode melhorar os sinais mais visíveis do envelhecimento, reforçando estruturas mais profundas, redefinindo a pele do rosto e pescoço.
Um lifting facial pode ser realizado individualmente ou em conjunto com outros procedimentos, como lifting de sobrancelha e blefaroplastia.
Como funciona a ritidoplastia?
O lifting facial funciona reajustando os tecidos faciais já afrouxados devido ao envelhecimento e a perda natural de gordura e estrutura óssea facial. Removendo-se o excesso de pele, um cirurgião plástico dá ao rosto uma aparência mais jovem e suave. A ritidoplastia tradicional, também conhecido como lifting SMAS, aperta a pele e a camada muscular imediatamente abaixo da superfície facial.
Um facelift de plano profundo, por outro lado, envolve o reposicionamento de camadas mais profundas de tecido para obter um resultado ainda mais natural e duradouro. Um cirurgião plástico familiarizado com o procedimento pode ajudar a decidir qual é a melhor para você.
Qual é a diferença entre o facelift clássico, o Lifting do terço médio e o Lifting do terço inferior ou cervical?
- Um “Facelift clássico” trata a pele flácida e frouxa no terço inferior da face e no pescoço.
- Um “Lifting do terço médio” trata o terço médio do rosto, a área da glabela (entre sobrancelhas) e a região que envolve as bochechas
- O lifting cervical aborda a flacidez na linha da mandíbula e pescoço separadamente da parte superior da face.
A Dra. Rita Sotelo pode explicar mais detalhadamente os diferentes tipos de cirurgia durante sua consulta e determinar quais tipos de facelift são melhores para suas necessidades específicas.
Posso fazer uma lifting do terço inferior (lifting cervical) independente de um lifting facial?
Às vezes um lifting cervical é realizado independentemente de um lifting facial.
O lifting cervical é realizado através de uma incisão abaixo do queixo, uma incisão que se estende da parte inferior da frente da orelha até a linha do cabelo ou uma combinação das duas técnicas. Os pacientes podem ter os músculos do pescoço reajustados no centro ou nos dois lados.
Pacientes que têm flacidez mais acentuada somente no pescoço se beneficiam muito realizando apenas um lifting cervical.
Posso fazer a ritidoplastia e a blefaroplastia ao mesmo tempo?
Sim. Geralmente, os pacientes precisam de rejuvenescimento completo, abordando também a região das pálpebras. Fazer ambos os procedimentos, durante uma só cirurgia, reduz o tempo de recuperação e elimina o risco de cirurgia adicional.
Um facelift me fará parecer esticado(a)?
Não, mas o resultado final depende muito da habilidade e experiência do seu cirurgião plástico.
No início da história da cirurgia plástica facial, a técnica padrão usada era puxar a pele para trás, aparar o excesso e fechar as incisões. As técnicas modernas de cirurgia plástica avançaram tremendamente. Hoje estamos usando métodos sofisticados de levantamento e reajuste de músculos subjacentes, restaurando o volume perdido para obter um resultado com aparência mais natural.
Para o candidato certo, a cirurgia de ritidoplastia também é muito comumente combinada com um lifting cervical. Um dos motivos mais comuns para se realizar um lifting cervical é reajustar a dobra solta de pele sob o queixo restaurando as estruturas musculares subjacentes.
As pessoas que consideram uma ritidoplastia devem ser muito cuidadosas na escolha de um cirurgião plástico para seu procedimento. Um facelift insatisfatório é difícil de esconder. A Dra. Rita Sotelo analisa cada caso individualmente para indicar a ritidoplastia certa para obter resultados personalizados e naturais para cada paciente.
Quanto tempo de folga devo providenciar?
Para pacientes que trabalham em empregos de escritório, duas semanas deve ser tempo suficiente para parecerem apresentáveis no trabalho.
Alguns pacientes apresentam algum inchaço visível e hematomas residuais ainda ao final de duas semanas. Isso geralmente não é percebido por outras pessoas, mas se você se sentir mal com isso, uma janela de três semanas seria ideal.
Se seu trabalho for pesado talvez seja necessário mais tempo para garantir que a cicatrização e redução de inchaço e hematomas esteja solucionada.
Posso ter os mesmos resultados de uma ritidoplastia apenas com procedimentos como Botox e Preenchimento?
Não. É verdade que existem muitas opções não cirúrgicas como alternativas ao facelift, e esses procedimentos podem ser úteis para minimizar ou retardar os efeitos do envelhecimento. No entanto, os resultados associados à injetáveis, tratamentos a laser e peelings químicos simplesmente não são tão duradouros.
Muitos pacientes usam alternativas não cirúrgicas para ajudar a atrasar a necessidade de uma ritidoplastia, mas os efeitos não duram para sempre. Muitas vezes, associaremos um facelift a outras opções de tratamento (como o laser) para maximizar seus resultados.
Que tipo de anestesia é usada?
Isso pode variar dependendo da extensão da cirurgia que está sendo realizada. As opções são anestesia local com sedação intravenosa ou anestesia geral.
A Dra. Rita Sotelo discutirá as opções de anestesia com você durante sua consulta pré-operatória.
Como nota, ela executa seus procedimentos em uma instalação cirúrgica totalmente credenciada, na própria Clínica Sotelo, que passou por inspeções rigorosas, que atendem ou excedem as de um hospital. Sua equipe cirúrgica inclui anestesista certificado e outro cirurgião em campo.
Como a ritidoplastia é realizada?
Em um facelift tradicional é feita uma incisão atrás e um pouco na frente das orelhas e a pele do rosto é afastada dos tecidos e músculos subjacentes. A pele facial é então tracionada e o excesso removido antes das incisões serem fechadas.
Vou ter cicatrizes depois da ritidoplastia?
A maioria das mulheres pode usar o cabelo para esconder as cicatrizes. Para mulheres com cabelos curtos, pode ser uma boa ideia permitir que seus cabelos cresçam um pouco mais enquanto as cicatrizes ainda estão recentes.
Quanto tempo dura a cirurgia?
O tempo total que uma ritidoplastia varia de paciente para paciente, dependendo dos procedimentos necessários para fornecer ao paciente os resultados desejados. Em média, essa cirurgia plástica leva de 3 a 4 horas.
Para um lifting do terço médio (que trata área das bochechas), o tempo seria de aproximadamente 2 horas.
Para uma ritidoplastia clássica, que aborda a área do pescoço e dos olhos, a cirurgia pode levar de 5 ou 6 horas.
O que devo esperar da recuperação após a minha ritidoplastia?
Você pode esperar alguns hematomas e inchaços após o facelift. A maior parte do inchaço deve desaparecer dentro de uma semana, enquanto os hematomas podem levar de duas a três semanas para serem eliminados. Você pode sentir dores de cabeça e dormência e coceira. As bandagens aplicadas após a cirurgia geralmente são removidas em alguns dias e os pontos podem ser removidos em uma a duas semanas.
Quanto tempo leva para a recuperação completa de um facelift?
Todo paciente se reestabelece em um tempo diferente de outros. Pacientes mais jovens geralmente melhoram mais rápido que os pacientes mais velhos.
Existem estágios de cura:
- A primeira etapa dura cerca de 10 dias. Durante esse período, o inchaço aumentará até o quarto dia e começará a desaparecer.
- De 10 a 14 dias, a maioria dos pacientes acha que o inchaço e as contusões diminuíram a ponto de poderem retomar às atividades sociais e de trabalho.
- De 3 semanas a 6 meses, a cura continua até que os resultados finais sejam totalmente alcançados. Na maioria dos pacientes 90% do resultado final será visível após 3 meses.
Quanto tempo depois da minha ritidoplastia poderei me exercitar?
Qualquer exercício extenuante precisará ser adiado por pelo menos 4 a 6 semanas, e a exposição ao sol precisará ser limitada por vários meses.
Quanto tempo dura o resultado de um lifting facial?
Existem alguns problemas de estilo de vida que podem acelerar o envelhecimento, como fumar, expor-se demais ao sol e o abuso de drogas ou álcool.
Pacientes com boa saúde podem esperar que o rejuvenescimento de sua ritidoplastia dure por um bom tempo. No entanto, lembre-se de que o corpo continua a envelhecer. Então, assim como você envelheceu antes do lifting, continuará envelhecendo após o lifting.
Existem muitos procedimentos não-cirúrgicos que podem ser usados para retocar a ritidoplastia nos anos seguintes à cirurgia.
Deixe sua mensagem ou ligue para (51) 3748-3761. Se preferir mande uma mensagem via WhatsApp para (51) 99730-9250.
Médicos Responsáveis
Dr. Nelson Sandoval
Cirurgião Geral
CRM-RS: 5.745 e RQE: 12.301
Dra. Rita Sotelo
Cirurgiã Plástica
CRM-RS: 28300 e RQE: 20640
www.clinicasotelo.med.br
Clínica Central Lajeado-RS
Rua Marechal Deodoro, 491 – Centro
Fone: (51) 3748.3761 / 99730.9250
Consultórios em Teutônia RS
Rua Dom Pedro II, 803 – Canabarro
Fone: (51) 3762.8461 / 997927465